Mundo

Sismo de magnitude 6,3 sacode as águas de Papua Nova Guiné

None

Um sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje as águas a leste da ilha de Papua Nova Guiné, não existindo registo de danos materiais graves ou vítimas e sem aviso de tsunami emitido pelas autoridades.

O abalo foi registado às 11:49 (00:49 em Lisboa) e foi localizado a 221 quilómetros de profundidade, de acordo com dados preliminares divulgados pelo United States Geological Survey (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo.

O USGS indicou que o epicentro do sismo se localizaou a 119 quilómetros da cidade de Madang, na costa norte de Papua Nova Guiné, e a cerca de 144 quilómetros de Lae, a segunda cidade mais populosa do país.

Em 1998, um terramoto de magnitude 7 na escala de Richter atingiu o mar de Bismarck, a nordeste da ilha, provocando um tsunami que arrasou dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Papua-Nova Guiné regista frequentemente sismos e erupções vulcânicas por estar localizado no chamado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria de magnitude fraca a moderada.