Fact Check Madeira

Câmara do Funchal contratou uma empresa privada para a recolha de lixo?

Quintino Costa, do PTP, afirmou ter conhecimento da contratação de uma empresa privada para recolha de lixo por parte do município liderado por Pedro Calado
None
Foto Arquivo/DR

O presidente do PTP, Quintino Costa, através de um comunicado enviado à imprensa, afirmou ter conhecimento de que a Câmara Municipal do Funchal tinha contratado recentemente uma empresa privada para proceder à recolha de lixo. O partido mostrou-se indignado pelo facto de a autarquia ter adquirido viaturas para esse efeito, bem como passar “a vida a fazer propaganda da recolha de lixo como serviço de excelência”.

PTP lança críticas a Calado

"A Câmara Municipal do Funchal adquiriu viaturas para a recolha de lixo que estão estacionadas no armazém, lançou concurso para cantoneiros, passa a vida a fazer propaganda da recolha de lixo como serviço de excelência, no entanto, temos conhecimento que recentemente contratou uma empresa privada para a recolha de lixo. Porquê?", começou por dizer o presidente do PTP, Quintino Costa, através de uma nota de imprensa. 

Ora, numa pesquisa na plataforma de contratação pública é possível verificar a veracidade destas declarações. Efectivamente, a Câmara Municipal do Funchal celebrou um contrato para prestação de serviços de recolha e transporte de resíduos urbanos com a empresa MWR -Madeira Waste Reciclyng, no valor de 305.305 euros, assinado no dia 14 de Fevereiro de 2023.

No caderno de encargos é possível perceber que o valor base era de 400.991,50 euros, tendo quatro empresas concorrido a este concurso público publicado em Diário da República a 16 de Novembro do ano passado. O contrato está em vigor durante seis meses.

O mesmo documento refere ainda que a contratualização prevê a recolha de lixo indiferenciado, quatro dias por semana; bem como embalagens de plástico e metal, uma vez por semana; e ainda papel e cartão, também uma vez por semana. A descarga de resíduos será realizada na Estação de Transferência de Resíduos Sólidos do Funchal.