Madeira

Câmara de Lobos debate papel das bibliotecas

None

O papel das bibliotecas, numa era "em que toda a informação está disponível de forma instantânea através da internet" foi ressalvado, esta manhã, na sessão de abertura do 1º Seminário ABC, por parte do presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Pedro Coelho salientou que "a preservação da verdade é importante" dada a  disseminação de 'fake news' e propaganda, o que leva a que a informação encontrada na internet se torne difícil de classificar. ". As Bibliotecas através dos seus espólios, que abrigam séculos de conhecimento acumulado constituem-se como instituições fundamentais na luta contra a desinformação.  Os técnicos que nelas exercem o seu trabalho, além de promotores da leitura, ponto de ligação da comunidade, são acima de tudo de guardiões da verdade", ressalva nota da autarquia.

Projecto ‘BookStart Madeira’ chega às bibliotecas da Região

Durante a sessão de abertura do ‘I Seminário Arte, Bibliotecas e Cultura’, que se realiza entre hoje e amanhã no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, anunciou a criacção do ‘BookStart Madeira’, um projecto que visa a dinamização do livro e da leitura.

A Rede de Bibliotecas Municipais conta atualmente com três polos (Câmara de Lobos, Estreito e Curral das Freiras) e a biblioteca itinerante Roseta, que presta um serviço de proximidade potenciando a promoção de hábitos de leitura e a oferta de índole cultural e pedagógica por todo o Concelho.

Este seminário termina amanhã, sexta-feira, com um conjunto de preletores com conhecimento e experiência comprovado na área da gestão de bibliotecas, escritores, formadores e académicos.