5 Sentidos

Alunos do Conservatório protagonizam intenso cartaz cultural nos próximos dias

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, inicia o fim-de-semana com um intenso cartaz cultural. No total, entre sexta e terça-feira, será possível assistir a cinco espectáculos de alunos, em vários espaços do Funchal e em Machico.

Hoje, dia 11 de Março, está programado um recital com alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI), no âmbito da habitual Formação em Contexto de Trabalho (FCT). As FCT´s fazem parte do plano de estudos (teórico-prático) dos cursos profissionais e são obrigatórias para estes alunos. Este Concerto de Alunos acontece pelas 20h30, no Salão Nobre do Conservatório, e contará com a participação de um Combo Jazz que apresentará um espetáculo intitulado 'We Love Jazz!'. As entradas são gratuitas.

Amanhã, pelas 11h30, no Madeira Shopping, decorrerá o terceiro de cinco espectáculos integrados no projecto 'Cultura no Centro', desta vez com o grupo de flauta transversal, com direcção artística da professora Tânia Fernandes. Estes eventos resultam de uma parceria entre o Conservatório e este centro comercial, que pretende levar música e artes a este espaço.

Ainda no sábado, mas pelas 12h00, terá lugar mais um Conserto na Sé, com a participação do Consort Bisel do Conservatório, com direção artística de Sara Faria e acompanhamento ao piano de Lénia Franco. No seu primeiro concerto do ano lectivo 2021-2022, o Consort Bisel, através da sua sonoridade e do seu repertório, pretende levar o público para outros lugares e outras épocas, proporcionando, por conseguinte, uma viagem pelo mundo da fantasia, do imaginário e de um tempo anterior ao nosso. Este concerto terá como convidados o Grupo de Flautas do Conservatório, SóPra Lá, que fará a sua estreia em apresentações ao público com esta peça, e os alunos Gabriela Góis (flauta de bisel) e Tiago Nascimento (piano).

Igualmente hoje, pelas 19h00, a Orquestra de Sopros do Conservatório irá apresentar o espectáculo 'Do Clássico ao Jazz', no Fórum Machico, numa parceria com a Câmara Municipal de Machico. Destacando os compositores Nikolai Rimsky-Korsakov, Sergei Prokofiev, Bee Gees e Kočani Orkestar, será feita uma viagem entre a música clássica e o jazz, alguns dos temas com arranjos de alunos do Conservatório. Este evento conta com direcção artística de Jorge Garcia Mendoza. As entradas são gratuitas e os bilhetes podem ser levantados no local, uma hora antes do início do espectáculo.

Na terça-feira, dia 15, decorrerá um concerto protagonizado pelo Uníssono de Cordas, pelas 18h00, no auditório do Museu de Eletricidade - Casa da Luz, com direcção artística de Vladimir Proudnikov e acompanhamento ao piano por Galina Stetsenko. Este pequeno concerto de alunos de cordas terá a duração aproximada de 40 minutos e tem a parceria da Empresa de Eletricidade da Madeira. A experiência de palco para estes jovens estudantes de música, reverte-se de crucial importância e é determinante para a avaliação formal e informal do progresso dos alunos, como é, aliás, apanágio de todos os eventos protagonizados por alunos do Conservatório, independentemente da oferta formativa que frequentam.  A entrada é gratuita, condicionada à lotação da sala.