Mundo

Augusto Santos Silva lamenta profundamente morte de dois portugueses

None

O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva, lamentou hoje profundamente a morte de dois portugueses na Venezuela, vítimas das chuvas torrenciais.

"Lamento profundamente a morte de dois portugueses, vítimas das inundações que atingiram a Venezuela", escreveu Augusto Santos Silva numa mensagem publicada na rede social `Twitter´.

E manifestou a sua solidariedade aos familiares das vítimas e a toda a comunidade lusa no país.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou hoje condolências às famílias e amigos dos dois portugueses.

Fontes consulares avançaram hoje à agência Lusa que dois portugueses, um homem e uma mulher, morreram em Tejerias, a 70 quilómetros a sudoeste de Caracas, na Venezuela, devido às chuvas torrenciais que nas últimas horas afetaram o estado venezuelano de Arágua.

O cônsul honorário de Portugal em Los Teques, Pedro Gonçalves, especificou que dois comerciantes portugueses, um homem e uma mulher, foram arrastados pela torrente de água e de lama.

"Até agora estão confirmadas as mortes de dois portugueses (...). Estou a caminho de Tejerias, mas os acessos estão fechados, de qualquer maneira vou tentar chegar até lá", disse Pedro Gonçalves à Lusa.

Segundo o cônsul honorário, uma das vítimas portuguesas, um homem, morreu quando tentava proteger os equipamentos de um estabelecimento comercial. Faleceu ainda uma madeirense natural de Canhas (Madeira), proprietária do Hotel El Palmar, que foi arrastada pela água.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia da Venezuela, na última noite registaram-se fortes chuvas com descargas elétricas em pelo menos 13 das 24 regiões do país.

As chuvas afetaram Caracas (Distrito Capital) e os estados venezuelanos de Mérida, Falcón, Yaracuy, Carabobo, Arágua, Miranda, Anzoátegui, Sucre, Monágas, Delta Amacuro, Bolívar e Amazonas.