Madeira

Concluída obra do Ribeiro da Longueira no Porto da Cruz

Intervenção de regularização e canalização visa evitar galgamentos de águas motivados pelas precipitações mais intensas

None

"Os Serviços de Hidráulica Fluvial da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas já efectuaram os trabalhos de Regularização e Canalização do Ribeiro da Longueira, no Porto da Cruz", informou hoje a tutela em comunicado de imprensa.

"Esta obra, que se realizou na linha de água existente, que atravessa a estrada municipal, no Sítio da Terra Baptista, freguesia de Porto da Cruz, surgiu na sequência dos frequentes galgamentos de águas sempre que acontecem precipitações mais intensas", explica a mesma nota.

A empreitada corresponde a um investimento do Governo Regional estimado em 175 mil euros (e 213.500 euros já com IVA).

A grande inclinação dos leitos dos ribeiros leva a velocidades elevadas de escoamento, com grande poder de transporte de material sólido. “Com a construção de muros em ambas as margens, fica assim garantida uma melhor protecção dos terrenos e uma maior segurança das moradias junto ao ribeiro”, salientou o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, à margem de uma visita de trabalho a este local.

Ao longo da extensão da intervenção, o desnível foi vencido através da construção de travessões de regularização, de modo a manter-se a inclinação do leito abaixo dos 7%, evitando-se velocidades de transporte elevadas, diminuindo o risco de erosão acentuada pelos caudais transportados e garantindo uma proteção às fundações dos muros da canalização.

Os muros de canalização foram executados em betão ciclópico (60% de betão simples e 40% de pedra), ficando o ribeiro com uma secção de vazão mínima de 2,60 x 3,00m numa extensão de 100m. Os travessões, também em betão ciclópico, têm alturas variáveis.

A passagem hidráulica foi executada em vigas pré-fabricadas na cobertura, que estão protegidas com guardas metálicas, incluindo metalização e pintura. O betão empregue foi estudado para uma vida útil de 50 anos. Nesta intervenção, foram ainda repostos todos os serviços existentes que tinham sido afectados.