Eleições Autárquicas Madeira

Iniciativa Liberal defende agricultores

None

A Candidatura da Iniciativa Liberal ao concelho da Ponta do Sol concentrou a sua actividade de campanha, esta quarta-feira no Sítio da Lombada (Ponta do Sol) na zona do Carvalhal e Carreira (Canhas) e terminou, já de noite, no Sítio dos Moledos (Madalena do Mar).

Aires Pedro diz que continua à espera da resposta do candidato do PSD/CDS à Câmara Municipal, Gualberto Fernandes, ao desafio lançado, há cerca de nove dias, para vir publicamente responder se “concordou ou discordou” da actuação do Engenheiro Rui Marques, quando liderou os destinos do concelho e que, de acordo com a IL, aprovou obras sem considerar os pareceres técnicos camarários, procedimentos esses que estarão agora a ser investigados.

A Iniciativa Liberal contactou com a população e escreve: "As conversas foram muito enriquecedoras. Muitos foram os idosos que contaram experiências de vida e que muitas vezes se sentem sós. Aires Pedro afirma que urge “facilitar pólos de convivialidade que ocupem os mais velhos em segurança, evitando internamentos precoces e valorizando o diálogo entre gerações, facto que pode contribuir indiretamente para a fixação de população no município” e que a “Câmara Municipal pode ser esse agente facilitador”.

José Martins, candidato da IL à Assembleia Municipal, acredita que “as escolas do concelho podem desenvolver projectos intergeracionais com a população idosa numa relação estreita e em constante contacto com a comunidade onde possa estar inserida.”

De acordo com o comunicado do partido enviado para a redacção, quem se foi encontrando ao longo da passagem da “caravana” da Iniciativa Liberal também reclamou sobre a limpeza das bermas das estradas municipais e caminhos agrícolas de modo a prevenir incêndios durante todo o ano. 

Aires Pedro afirma que é necessário que a Ponta do Sol  procure “estabelecer parcerias entre a Escola Agrícola da Madeira, com deslocação de técnicos ao município a fim de proporcionar ações de formação aos  agricultores”, por ser um município "marcadamente rural". Isto para que os agricultores não deixem de “trabalhar a terra e se possível consigam fazer com que os jovens valorizem mais a agricultura”.

Aires Pedro acredita que a mudança de paradigma na gestão autárquica conduzirá, naturalmente, à fixação de cidadãos, que queiram viver, trabalhar e investir no seu presente, assegurando o seu futuro, com moderação, de forma audaciosa e moderna.

A Candidatura da Iniciativa Liberal dedicará o seu último dia de campanha à zona do Monte, na Ponta do Sol, e à Madalena do Mar.