Coronavírus País

Mais de 4.300 utentes já reportaram resultados de autotestes na plataforma electrónica

None

Mais de 4.300 utentes já reportaram os resultados de autotestes à covid-19 na plataforma electrónica criada há um mês e 2.425 ao SNS 24, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Até segunda-feira, foram reportados 4.365 resultados de autotestes SARS-CoV-2 na plataforma electrónica para reporte de resultados de autotestes SARS-CoV-2, que entrou em funcionamento no dia 20 de Maio, no âmbito do regime excepcional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio por não profissionais.

Os dados avançados à agência Lusa referem também que Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde - SNS24 (808 24 24 24) registou, desde o dia 05 de Abril, 2.425 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo ou inconclusivo.

Para os SPMS, o autoreporte tem sido "uma mais-valia" no combate à pandemia, defendendo ser "fundamental a sua integração, cada vez maior, com as várias ferramentas do SNS".

Exemplificam com o reporte de sintomas na plataforma "Autoreport & Trace COVID-19", desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde e pelos SPMS, que já recebeu registos de mais de 1,3 milhões de utentes.

"Tem tido um contributo inestimável no controlo epidemiológico", sublinham na resposta à agência Lusa.

Os autotestes à covid-19 passaram a integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, sendo a notificação dos seus resultados importante para monitorizar a atividade nacional de testagem, segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Até à criação da plataforma, desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e INSA, o reporte pelos cidadãos de resultados positivos ou inconclusivos apenas era possível através do SNS24.

Desde que foi permitida a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, os distribuidores farmacêuticos já distribuíram mais de 500 mil autotestes.

Desde o início da epidemia em Portugal, em Março de 2020, já morreram em Portugal 17.068 pessoas e foram confirmados 865.806 casos de infecção por SARS-Cov-2, segundo o boletim mais recente da DGS.