Madeira

Uber deixa de estar disponível na Madeira

None

"Infelizmente, a Uber não está actualmente disponível na sua área". Foi esta a mensagem com que os utilizadores da Uber se depararam hoje, ao abrir a aplicação da plataforma de TVDE - Transporte Individual em Veículos Descaracterizados. 

Conforme já havia sido noticiado pelo DIÁRIO, a Uber suspendeu a sua actividade na Madeira, devido à limitação no contingente de viaturas TVDE decretado pelo Governo Regional, que passa a ser de 40.

Agência Lusa , 03 Maio 2021 - 16:49

A saída da Uber da Região havia sido anunciada para dia 6 de Maio, mas os parceiros e condutores que operam com a plataforma receberam indicações para continuar em serviço "até à meia noite de dia 15", afirmou ao DIÁRIO Yurimar Rocha, uma das empresárias a ficar desempregada devido às alterações introduzidas pelo decreto regional que adapta à Região Autónoma da Madeira o regime jurídico do TVDE.

Recorde-se que nova legislação fixa o número de viaturas em 40, sendo que cada operador, num total de 16 licenciados, só poderia operar um máximo de três carros. A Uber reivindicava o alargamento do contingente a pelo menos 80 carros.

"Nós concordamos que exista um contingente, devido à área geográfica da ilha, mas que pelo menos tivesse em conta as pessoas que já estavam a exercer essa actividade na ilha".

De fora da atribuição de licenças ficaram então 60 motoristas que, com a suspensão da actividade da operadora e em contexto de pandemia, encontram-se agora num "sem saber o que fazer" em relação ao futuro, sublinha Yurimar Rocha.

De resto, por parte das autoridades governamentais "ainda ninguém se pronunciou" sobre essa questão, disse.

Com a saída da Uber, que iniciou a actividade na Madeira em 2019, operadores e motoristas TVDE passam a prestar serviços apenas através da plataforma Bolt, que se mantém activa na região autónoma.

Recentemente, têm sido avistadas no Funchal trotinetes da Bolt, um possível indicador de que a plataforma concorrente da Uber está reforçar aposta na Madeira.

De referir ainda que o serviço Uber Eats continuará a operar normalmente.