Madeira

Ireneu Barreto já tomou posse para mais um mandato

Marcelo prometeu "atenção empenhada" no acompanhamento do cargo

Busca de alternativa aos nomes dos actuais representantes da Madeira e dos Açores iria suscitar "dúvidas, querelas e problemas indesejáveis"

O Presidente da República conferiu posse aos Representantes da República para a Madeira e para os Açores.

A cerimónia decorreu ao final da manhã, no Palácio de Belém.

Ireneu Barreto inicia, assim, mais um mandato de cinco anos no cargo que já ocupa desde 2011, era Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Na ocasião Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a aceitação do cargo aos dois representantes, sublinhando o "sentido de serviço" com que o fizeram. O Presidente fez ainda questão de revelar publicamente que a nomeação de Ireneu Barreto e Pedro Catarino (Açores) mereceu o parecer favorável dos governos da República e de cada uma das regiões autónomas. "Os vossos nomes mereceram pacífica e imediata aceitação", disse Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que o estado de emergência permitiu comprovar "a qualidade da intervenção" de ambos os responsáveis.

O Chefe de Estado afirmou, ainda, que uma busca de alternativa aos nomes de Ireneu Barreto e Pedro Catarino iria suscitar "dúvidas, querelas e problemas indesejáveis".

O Presidente da República classificou de "profícua" a relação mantida pelos representantes com os órgãos de governo próprio de cada região autónoma. Disse que Ireneu Barreto e Pedro Catarino podem contar com a sua "atenção empenhada" no desempenho do cargo. 

Marcelo Rebelo de Sousa fez ainda questão de afirmar que Açores e Madeira não "seriam o que são se não fossem portugueses e que Portugal não seria o que é sem o contributo dos Açores e da Madeira". É na "valoração constitucional" que, acredita, os dois representantes vão prosseguir, por mais cinco anos, os respectivos mandatos.