Adeus 2020 (já não era sem tempo)

31 de dezembro de 2020, ansiámos por ti o ano inteiro, depois da bomba da Covid-19 que ainda anda por aí a fazer muitos estragos na vida de toda a gente, seja com a perda de pessoas conhecidas, com danos na saúde mental da população, até à perda de empregos e consequente crise económica.

Tenho cá para mim que 2021 não será a bonança depois da tempestade, acho que ainda temos de percorrer muito caminho até lá chegar, mesmo com a vacina já descoberta, não é garantia de que tudo irá ficar bem. Se 2020 ensinou alguma coisa foi o facto de não termos controlo nestas coisas, há monstros que simplesmente aparecem e desequilibram um mundo inteiro. Oxalá isto tenha uma erradicação e que não apareça mais por aqui. Um ano pareceu uma eternidade a passar.

O mundo presenciou um rebuliço enorme e são destas coisas que nos puxam à terra e afrontam-nos com a necessidade de viver um dia de cada vez, pois o amanhã não é garantido, nem expectável.

2020 trouxe perda de liberdade, houve horários a cumprir, máscaras a usar, desinfetante nas mãos a esfregar e afetos e abraços a não se expressarem. Numa geração que nasceu com liberdade, acho que foi um desafio lidar com estas limitações, mas fica claro que a segurança e a saúde são para se preservar e cuidar. As minhas e as dos outros, porque embora seja empírico que foi um ano solitário, onde não houve saídas à noite, contacto com família e amigos, foi também um ano solidário, pois as restrições e normas que seguimos foram fundamentais para me ajudarem a mim e aos outros a combater esta doença.

Àqueles que lutaram todos os dias contra o vírus e à toda a população que respeitou e cumpriu as indicações de confinamento e de controlo da transmissão, um muito obrigada!

Os meus desejos para 2021 são para que este seja um ano de saúde, esperança e força para continuar a lutar todos os dias por uma amanhã melhor.

Hora de enterrar 2020 e desejar que apenas seja citado nos livros de história das gerações futuras.

Feliz ano novo!! Sê bem-vindo 2021, estamos todos a torcer por ti!!

Cristina Freitas

Fechar Menu