DNOTICIAS.PT
Madeira

Marítimo e Nacional com primeiros 'match point' para não perderem rota da subida

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Marítimo joga esta noite, a uma hora pouco habitual na II Liga, e Nacional joga bem mais cedo, de manhã, ambos na procura de uma das duas vagas directas ou o alternativo play-off de acesso à I Liga. Os maritimistas enfrentam em casa o líder da II Liga, os nacionalistas vão à casa do 6.º classificado.

Caso vença, a equipa Marítimo faz 53 pontos e fica a 6 pontos da liderança, ocupada actualmente por Santa Clara, adversários desta noite (jogo tem início às 20h30, com relato na TSF-Madeira), que já tem o AVS também com 59 pontos, mas mais um jogo. O Nacional, se trouxer os 3 pontos, fará 58 e fica a um da liderança e a cinco jogos do final da prova.

O treinador do Marítimo garante que a equipa está preparada para enfrentar o até agora líder incontestado da II Liga. "É um jogo importante e que queremos muito ganhar. Há duas jornadas que temos marcado passo em termos de vitórias e queremos muito ganhar. Sabemos da importância do jogo, da classificação do adversário. Só nos interessa conquistar os três pontos", disse, citado pelos meios do clube.

O Estádio do Marítimo deverá estar bem composto, senão estiver mesmo repleto. E os adeptos têm razões para tal, apesar de ser domingo à noite.

Bilhetes à venda para o Santa Clara a partir de 2 euros

O Marítimo recebe a turma açoriana no próximo domingo

Já o Nacional, enfrenta o Paços de Ferreira pelas 11 horas, e a vitória, não sendo tão crucial como a do seu congénere, parece ser também a única opção para continuar a sonhar.  Citado também pelos meios do clube, antes da viagem ao Norte do país, o treinador Tiago Margarido disse que "o Paços de Ferreira atinge, agora, o seu melhor momento da época. É a equipa que está a praticar melhor futebol nesta divisão. Será mais um jogo de extrema dificuldade".

O Marítimo volta a jogar no próximo domingo, pelas 15h30, Länk Vilaverdense, último classificado da II Liga, enquanto o Nacional receberá o Benfica B, 11.º classificado.

Outros assuntos em agenda

10h00 - 53.º aniversário da ICF - Igreja Casa da Família, na Rua Nova da Alegria, 3AB.

10h00 às 12h30 - 2.ª Edição Yoga Silenciosa, com Carolina Esmeraldo, na Quinta Jardins do Lago

11h00 - Confronto entre 1.º de Maio - Sporting para a I Divisão Nacional masculina de ténis de mesa, no Pavilhão Rafael Gomes.

11h00 às 19h00 - 7.ª Edição do Monte do Imperador, destacando-se às 15h00 uma "Conversa sobre o Imperador Beato Carlos d'Áustria", com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, no Pátio da Estação do Comboio do Monte; e às 17h30 decorre o Cortejo Etnográfico, que sai do final da escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Monte, no Largo da Fonte

12h00 - Inauguração do Salão Paroquial, sendo que antes, às 11h00 terá lugar a eucaristia dominical presidida por D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, seguido da bênção do espaço, onde ocorrerá a cerimónia de inauguração, no Salão Paroquial do Estreito de Câmara de Lobos.

16h00 - Associação Desportiva de Machico celebra o seu 55.º aniversário , decorrendo a 19.ª jornada da equipa principal de futebol no CDHR, onde vai defrontar o Clube Futebol Caniçal, no Campo Futebol José Manuel dos Santos.

Ao nível da agenda política

09h00 - 21h30 Inês de Sousa Real, porta-voz nacional do PAN, após marcar presença na apresentação dos candidatos do PAN Madeira às Eleições Regionais, já no segundo dia de visita à Madeira começa com pequeno-almoço na Confeitaria dos Barreiros, visita a Levada do Alecrim (Calheta), almoça no Seixal, visita as Piscinas Naturais do Porto Moniz e termina num convívio no Funchal com filiados e simpatizantes.

09h00 às 12h30 No segundo e último dia do 19.º Congresso do CDS-PP/Madeira, começa-se cedo com o anúncio das Listas Candidatas aos órgãos do CDS-PP Madeira, processa-se a votação durante duas horas e pelas 12h00 é a proclamação dos resultados eleitorais e tomada de Posse dos novos Órgãos eleitos. Nas intervenções finais discursa o novo presidente da Comissão Política Regional do CDS-PP, José Manuel Rodrigues (único candidato), e a seguir o presidente da Comissão Política Nacional do CDS-PP, Nuno Melo.

11h00 - CDU realiza iniciativa política regional sobre as periferias da cidade, com intervenção de Edgar Silva no final do Caminho do Castanheiro, na Freguesia de São Martinho.

11h10 - PSD Madeira realiza iniciativa junto aos Jardins do Lido, sendo o ponto de encontro junto ao Restaurante Mau Feitio.

Efemérides

Neste dia 14 de Abril, em que se celebra o Dia do Cineclube, Dia Internacional do Guarda-Redes e Dia Mundial da Doença de Chagas, estes são os principais acontecimentos na História.

1759 - Morre, com 74 anos, o compositor de origem alemã George Friedrich Haendel, autor de "O Messias".

1834 - Um levantamento republicano em França é esmagado pelo exército do Governo Thiers.

1846 - Começa, no Minho, a revolta conhecida pelo nome de Maria da Fonte.

1863 - Nasce a primeira rotativa para imprimir jornais com alimentação contínua e automática de papel, impressão nas duas faces e corte automático.

1865 - Abraham Lincoln, 16.º Presidente dos Estados Unidos, é alvejado a tiro no Teatro Ford, em Washington. Morre na manhã seguinte.

1890 - Delegados à Conferência de Washington criam a União Pan-Americana.

1891 - Portugal aprova o primeiro regulamento do trabalho de menores em estabelecimentos fabris. O decreto de 14 de abril de 1891 prevê o regime do trabalho de menores e mulheres nos estabelecimentos industriais e da sua inspeção e vigilância.

1909 - Nasce Soeiro Pereira Gomes, escritor neorrealista, autor de "Esteiros" e "Engrenagem".

1912 - O navio Titanic, transatlântico de passageiros de luxo britânico, embate num iceberg, no Atlântico Norte, e começa a afundar-se durante a viagem inaugural.

1917 - Morre, com 57 anos, Ludwik Lejzer Zamenhof, oftalmologista polonês, criou a mais importante das línguas artificiais internacionais: esperanto.

1926 - O Vaticano cria o Dia Mundial das Missões, que se celebra todos os anos no último domingo de outubro.

1931 - Afonso XIII de Espanha abdica. É proclamada a II República.

1939 - Termina a Guerra Civil de Espanha com a vitória dos insurgentes franquistas.

- Primeira edição de "As Vinhas da Ira", de John Steinbeck.

1944 - II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação deportam cerca de 5500 judeus de Atenas para o campo de extermínio de Auschwitz.

1945 - II Guerra Mundial. Bombardeiros norte-americanos atingem o Palácio Imperial japonês, em Tóquio.

1947 - O general Charles De Gaulle funda o movimento RPF, Rassemblement du Peuple Français.

1952 - Os ditadores da Península Ibérica, Oliveira Salazar e Francisco Franco, reúnem-se em Ciudad Rodrigo, Espanha.

1956 - É apresentado o primeiro modelo de videogravador 'Ampex VRX-1000', fabricado pela AMPEX, nos EUA.

1975 - Israel anuncia a produção do novo caça a jato supersónico 'Kfir' ou Lion Cub.

1981 - O primeiro vaivém espacial norte-americano Columbia termina o voo experimental, na Base Edwards, Califórnia, EUA.

1986 - Morre, com 78 anos, a escritora francesa Simone de Beauvoir, companheira de Jean-Paul Sartre, autora de "Memórias de Uma Menina Bem Comportada".

1988 - É assinado, em Genebra, o acordo que prevê a retirada das forças soviéticas do Afeganistão. O documento é subscrito pelo Afeganistão, Paquistão, EUA e URSS.

- O Parlamento espanhol aprova a lei da televisão que abre o setor à iniciativa privada.

1989 - Morre, aos 73 anos, o linguista brasileiro Celso Ferreira da Cunha, revisor do texto da atual Constituição do Brasil, a convite da Assembleia Constituinte, em 1987, coautor, com Lindley Cintra, da nova gramática do Português Contemporâneo.

1992 - É apresentada, na Sociedade Portuguesa de Autores, a Frente Nacional para a Defesa da Cultura, que reúne artistas, escritores e intelectuais, sob o patrocínio do escritor Miguel Torga.

1995 - Morre, com 86 anos, o cineasta português António Lopes Ribeiro, realizador de "O Pai Tirano" e "A Vizinha do Lado".

- O Conselho de Segurança da ONU autoriza o Iraque a exportar petróleo num valor equivalente a mil milhões de dólares por trimestre, em troca de alimentação e medicamentos, no programa Petróleo por Alimentos.

1996 - Morre, com 48 anos, José Ribeiro da Fonte, musicólogo, presidente da comissão instaladora do Instituto Português das Artes do Espetáculo e diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos.

1997 - Dez das principais multinacionais norte-americanas subscrevem o chamado código de 'Boa Conduta', segundo o qual se comprometem a aplicar o salário mínimo nacional e a semana de 48 horas de trabalho, com um dia de descanso obrigatório, nas unidades instaladas nos países mais pobres.

1998 - O ex-inspetor da PIDE - Polícia Internacional e de Defesa do Estado - Rosa Casaco, comandante da brigada que assassinou o general Humberto Delgado, é detido em Espanha.

1999 - Morre, com 69 anos, Nuno Krus Abecassis, antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa e deputado pelo CDS-PP.

- Aviões da NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte - bombardeiam, por engano, duas colunas de refugiados albaneses no Kosovo. Morrem 75 pessoas e 25 ficam feridas.

2000 - A câmara baixa do Parlamento russo, Duma, ratifica o Tratado START-II, assinado com os EUA, em 1993, por Boris Ieltsin e George Bush, para redução das armas de destruição maciça.

2002 - Xanana Gusmão é eleito Presidente de Timor-Leste com 82 por cento dos votos.

- O Presidente Hugo Chávez retoma o poder na Venezuela.

2003 - Manuel Sobrinho Simões, professor de Medicina da Universidade do Porto e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular, recebe o Prémio Pessoa.

- Guerra do Iraque. Forças dos Estados Unidos da América tomam Tikrit, cidade natal do Presidente do Iraque, Saddam Hussein.

- Investigadores do consórcio internacional 'Projeto do Genoma Humano' confirmam o que se sabia desde que um primeiro rascunho foi apresentado em 2000: a descoberta de 99,99 por cento do genoma humano denominado ' livro da vida'.

2005 - São aprovadas, no Parlamento, as propostas de limitação de mandatos a titulares de cargos políticos executivos.

- Abre a Casa da Música, no Porto, com um espetáculo de Lou Reed e um concerto da banda portuguesa Clã.

2006 - A administração norte-americana proíbe aos seus cidadãos de qualquer transação comercial com o governo palestiniano dirigido pelo Hamas.

- O Papa Bento XVI preside no Coliseu de Roma à sua primeira Via Sacra como Sumo Pontífice.

2007 - A polícia de choque russa detém mais de 250 pessoas durante a "Marcha dos Dissidentes", em Moscovo, contra o Presidente Vladimir Putin. Entre os detidos está Garry Kasparov, antigo campeão do mundo de xadrez.

- Morre, com 80 anos, Ladislav Adamec, antigo primeiro-ministro checoslovaco durante a "Revolução de Veludo".

- Morre, aos 88 anos, René Rémond, historiador e politólogo francês, autor de "A direita em França de 1815 aos nossos dias" e "Introdução à História do Nosso Tempo", membro da Academia Francesa desde 1998.

2008 - Morre, aos 95 anos, o norte-americano Oliver Martin Johnston , o último membro do grupo dos nove principais autores de desenhos animados da "idade de ouro" da Disney como "Pinóquio", "Peter Pan" e "Bambi".

2009 - Morre, com 90 anos, Maurice Druon, escritor e académico francês. Com o tio Joseph Kessel, compôs "Le chant des partisans", o hino dos resistentes.

- Morre, com 89 anos, José Franco, oleiro, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra. O artista popular ficou conhecido sobretudo pela criação, em miniatura, de uma aldeia saloia do início do século XX, onde retratou cenas da vida quotidiana e profissões da época protagonizadas por bonecos mecanizados.

2010 - Um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atinge a província chinesa de Qinghai, provocando centenas de mortos. A província de Qinghai, no noroeste da China, é uma região isolada e montanhosa próxima da região autónoma do Tibete.

2012 - Morre, aos 66 anos, o antropólogo brasileiro Gilberto Velho, primeiro geólogo a integrar, em 2000, a Academia Brasileira de Ciências.

2013 - O Presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, vence as eleições presidenciais com 50,66 % dos votos.

2014 - O FC Barcelona vence a primeira edição da UEFA Youth League de futebol ao derrotar o Benfica, por 3-0, na final disputada em Nyon, Suíça.

2015 - Morre, aos 73 anos, Percy Tyrone Sledge, cantor soul norte-americano, conhecido por interpretar o tema "When a man loves a woman".

2016 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, o registo europeu de dados de passageiros aéreos (PNR, na sigla inglesa) e, simultaneamente, legislação sobre proteção de dados pessoais.

2018 - Estados Unidos, França e Reino Unido realizam uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria, em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade de Douma, Ghouta Oriental, por parte do governo de Bashar al-Assad.

2019 - Morre, aos 83 anos, a atriz sueca Bibi Andersson.

2020 - O Presidente norte-americano, Donald Trump, ordena a suspensão do financiamento norte-americano à Organização Mundial de Saúde.

- Morre, aos 84 anos, Vladimiro Brandão, treinador que deu o primeiro título nacional de hóquei em patins ao FC Porto, na época de 1982/1983.

- Morre, com 80 anos, Maria Ângela Brito de Sousa, investigadora de prestígio internacional na imunologia.

2022 - Covid-19: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga quatro decretos do Governo com medidas de emergência destinadas a conter o aumento de preços nos setores da energia e agroalimentar devido à guerra na Ucrânia.

- A Ucrânia anuncia que afundou o navio-almirante da Frota russa do Mar Negro 'Moskva'.

2023 - O Conselho Constitucional francês valida o essencial do projeto de revisão da lei das pensões, que prevê, entre outros aspetos, o aumento dos 62 para os 64 anos a idade de reforma sem penalizações financeiras em França, um dos principais objetivos do segundo mandato presidencial de Emmanuel Macron, contra o qual sindicatos, oposição e manifestantes protestam há meses.

Este é o centésimo quinto dia do ano. Faltam 261 dias para o termo de 2024.

Pensamento do dia

"A perseverança é a mãe da boa sorte". Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.