DNOTICIAS.PT
Madeira

Mais de metade do actual executivo do Funchal é composto por mulheres

Autarquia funchalense homenageou, esta tarde, 41 mulheres de diferentes áreas profissionais

None

No âmbito do Dia da Mulher, que hoje se assinala, a autarquia do Funchal distinguiu, esta tarde, um conjunto de 41 notáveis mulheres, que conseguiram sobressair nas suas áreas profissionais.

Organizada pelo Conselho Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação, a cerimónia teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença da presidente da autarquia Cristina Pedra, bem como da secretária regional de Ambiente e Agricultura, Rafaela Fernandes. 

Nesta iniciativa, que contou com a escultura Manuela Aranha como madrinha, a presidente da autarquia Cristina Pedra enalteceu que o actual executivo é composto em 61% por mulheres, mas também destacou que na sociedade ainda continua a existir muitas diferenças salariais, violência doméstica e até países que são favoráveis a mutilação genital.

É um dia que não devem existir desigualdades entre homem e mulher, ou qualquer outra orientação sexual, entre credos e raças, porque quando falta o respeito pelo ser humano, estamos a violar os Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais. Deixo o repto para que continuemos a trabalhar num programa e numa vida de desenvolvimento futuro em que nenhum de nós se deixe intimidar Cristina Pedra, presidente da Câmara Municipal do Funchal

Além disso, a autarca deu ainda conhecimento do evento 'Pinky Rescue', que irá decorrer amanhã, na Praça do Município e que, através de seis bancas dará a oportunidade para que qualquer uma das mulheres que queriam contactar com equipamentos e técnicas executadas pelas bombeiras.

'Pink Rescue' mostra socorro no feminino na Praça do Município do Funchal

O 'Pink Rescue' foi uma das formas encontradas pela  Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal e pelo Serviço Municipal de Protecção Civil do Funchal para assinalar o Dia Internacional da Mulher. O evento acontece este sábado, entre as 9h e as 17 horas, na Praça do Município, tal como o DIÁRIO divulgou na sua edição impressa de hoje.

Também a vereadora Helena Leal tomou a palavra para explicar que o Conselho Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação tem por objectivo "continuar a levar a cabo as políticas de Igualdade de Género no Funchal e sensibilizar que todas as mulheres, mas acima de tudo todas as pessoas, possam ter igualdade de oportunidade, de forma que todos tenham as mesmas oportunidades e possam todos viver felizes e em sintonia".

"É sempre importante reflectir este dia, porque é um marco importante na nossa sociedade e no Mundo (...) Sabemos que as sociedades regridem e temos que fazer por manter as conquistas que são feitas, quer no toca na Igualdade de Direitos quer também em termos de Democracia", sublinhou.

Nunca me senti inferior por ser Mulher. Mas, infelizmente, o maior inimigo da Mulher é a própria Mulher Manuela Aranha, escultora e madrinha do evento

Também a Feira do Livro se associa a esta data e, dinamizado pelo Departamento da Cultura, realiza-se, às 18 horas, no Palco da Feira do Livro, na Avenida Arriaga, um Spoken word com Carolina Rodrigues, Genesis Garcia e Alice Neto de Sousa. Um encontro a três vozes, onde vão partilhar as suas obras e inspirações para a poesia.

No Teatro Municipal Baltazar Dias, Diana Duarte e Luis Daio protagonizam o espectáculo 'Linha'. "Este espetáculo multidisciplinar explora as fronteiras mentais e físicas da energia feminina, tanto no homem como na mulher. Uma história sem personagens definidos que se repetem ao longo dos tempos, contada uma e outra vez. Sempre igual, sempre diferente", explica nota da CMF.

Por fim, ainda no Palco da Feira do Livro, pelas 20 horas, haverá um concerto denominado 'A minha história é outra e começa agora' da Associação New Classic, com Mariana Camacho e Madalena Caldeira. "Um concerto inteiramente em português, com arranjos especiais para voz, cordas e sopros. Serão cantados temas de diferentes géneros, tempos e olhares sobre a mulher, mas acima de tudo narrativas criadas pelas próprias", indica nota à imprensa.