DNOTICIAS.PT
Madeira

Implosão do hotel Atlantis aconteceu há 24 anos

Recorde neste ‘Canal Memória’ este marco na história da Madeira, noticiado na edição de 28 de Março de 2000

None

Foi às 9h15 de 28 de Março de 2000 que se deu a implosão do hotel Atlantis, em Água de Pena. A demolição durou escassos segundos e foi o resultado da necessidade de expansão da pista do Aeroporto da Madeira.

A decisão de demolir este edifício prendeu-se com normas internacionais que davam conta de que o mesmo seria um obstáculo, dada a proximidade da pista e a sua altura. Durante vários anos os trabalhadores lutaram para que não se desse o fecho dessa unidade hoteleira 5 estrelas. O Governo Regional chegou a ameaçar com a expropriação do hotel, para que pudesse avançar o processo de demolição do mesmo.

Governo Regional ameaçava expropriar hotel ‘Atlantis’ há 24 anos

Recorde connosco, neste ‘Canal Memória’, a edição de 11 de Janeiro de 2000

Como a administração do hotel também teimava em não proceder ao seu encerramento, temia-se que tal pudesse afectar a data de inauguração da nova pista do Aeroporto.

A verdade é que o processo acabaria mesmo por correr e, tal como previsto, a 28 de Março, numa questão de poucos segundos, deu-se a implosão do Atlantis. As imagens de arquivo da RTP-Madeira mostram como tudo aconteceu.

Demolição do Hotel Atlantis

Machico, utilizados 150 quilos de explosivos para demolir por implosão o Hotel Atlantis.

Foram usados cerca de 150 quilos de explosivos, colocados criteriosamente para que tudo funcionasse na perfeição. As estradas circundantes foram encerradas, criando-se um perímetro de segurança. Centenas de pessoas acorreram a Água de Pena para assistir a este momento.