Madeira

'Velix' e Escolas de Vela vão animar o Porto Santo durante cinco dias

None

A iniciativa 'VELIX' e o encontro de vela para os velejadores mais novos vão animar durante cinco dias as escolas e mar do Porto Santo.

A Associação Regional de Vela e os clubes náuticos da Madeira e Porto Santo vão contribuir para que estas iniciativas se realizem.

Francisco Trigo, director técnico da ARV, disse ao DIÁRIO que “nos próximos cinco dias vamos ter um programa intenso e de promoção da actividade da vela”.

Tudo tem início a partir desta quinta-feira, “com o programa 'VELIX', que é de dinamização da actividade desportiva com enfoque da vela, em que vamos às escolas do primeiro ciclo da ilha do Porto Santo”.

O dirigente realçou que este programa também já foi feito, “na ilha da Madeira em cinco escolas no concelho do Funchal, uma no concelho de Santa Cruz e agora no Porto Santo”.

Na edição deste ano o programa 'VELIX' envolve, segundo Francisco Trigo, “cerca de 200 alunos, que são distribuídos ao longo das três fases”.

Por outro lado, no Porto Santo vão estar no mar durante o fim-de-semana as 'Escolinhas de Vela'. 

A competição vai abranger as “embarcações de Optmist e em prancha à vela na classe Tecno”, disse o director técnico da ARV, acrescentando que os clubes envolvidos serão o “Clube Naval do Porto Santo, Iate Clube de Santa Cruz (Clube organizador), associação náutica da Madeira, Centro Treino Mar e o clube naval do Potro Santo que é a instituição anfitriã da competição náutica".