Madeira

Os cinco momentos de detenções da alegada rede que controlava a droga no Porto Santo

None

Nove arguidos começam a ser julgados na próxima quinta-feira, no Juízo Central Criminal do Funchal (Edifício 2000), pelo crime de tráfico de estupefacientes. Três dos indivíduos encontram-se em prisão preventiva na cadeia da Cancela e uma mulher está em prisão domiciliária. Tal como o DIÁRIO avança na edição impressa desta sexta-feira, o despacho do acusação do Ministério Público refere que, pelo menos desde o ano de 2019 até Junho de 2022, os arguidos estabeleceram um plano para “controlar a introdução e comercialização de produtos estupefacientes (cocaína, heroína, haxixe e anfetaminas) no Porto Santo, vedando o acesso a possíveis vendedores de fora da ilha, tendo cada um dos arguidos um grupo definido de consumidores” de droga.

A investigação da PSP, que durou quase dois anos, teve cinco momentos chave, com detenções dos arguidos e apreensões de produtos estupefacientes.

13 de Agosto de 2020

O arguido Drumond, que supostamente se deslocava quase semanalmente à Madeira para se abastecer de droga, foi detido pela PSP quando se encontrava apeado junto à Gare do Porto de Abrigo do Porto Santo. Transportava consigo, acondicionadas dentro das meias de ambos os pés, quatro embalagens de heroína com um peso de 10,62 gramas (106 doses). Segundo a acusação, tal produto destinar-se-ia aos arguidos ‘Americano’ e Sousa, que alegadamente lideravam o grupo. No interior da casa do arguido Drumond, pelas 16h45, foram apreendidas 3 plantas de cannabis, com um peso de 0,003 gramas e uma balança digital de precisão.

7 de Abril de 2021

Pelas 17h53, a PSP apreendeu no interior da residência do arguido Melim 17,28 gramas de haxixe e 1,86 gramas de heroína, 9.09 gramas de folhas de liamba e sete plantas de liamba, que pretendia vender a terceiros. Detinha ainda 165 notas falsas de 10, 20 e 50 euros.

9 de Fevereiro de 2022

O arguido Sousa foi detido por agentes da PSP cerca das 08h00, tendo no interior de uma bolsa preta que trazia consigo: "duas folhas de papel com vários nomes de pessoas e valores a elas associados manuscritos, que se presume serem listas de devedores associados ao consumo de estupefacientes"; e 358 euros. Na busca realizada às 09h15 ao interior da sua residência, foram encontrados: 97 gramas de liamba em diversos fracos de vidro; 3,57 gramas de cocaína (teste rápido) divididos em 4 embrulhos; 17,62 gramas de haxixe, dividido em 4 embrulhos; 1 embalagem com 13,98 gramas em pastilhas, suspeito de ser estupefaciente, que o teste rápido revelou ser positivo para MDMA (ecstasy); 52,84 gramas de sementes de liamba; “várias caixas em plástico com vasos contendo terra vegetal para cultivo de plantas de liamba, algumas das quais pequenas plantas já secas e arrancadas, com dimensões entre 5 e 25 cm de altura”. Tinha também na sua posse uma estufa, com respectivos acessórios (um termómetro, uma ventoinha e dois extractores de ar), um projector de luz artificial, utilizado para fornecer luz artificiar às plantas, um moinho e 19 mil euros na primeira gaveta de uma cómoda existente num quarto de dormir da sua residência, trancado à chave.

O arguido ‘Americano’ “foi detido em flagrante delito” também a 9 de Fevereiro de 2022, numa altura em que alegadamente lhe iam ser entregues dois sabonetes de haxixe, com cerca de 100 gramas cada. O produto tinha sido entregue a um seu contacto nas imediações do cais do Porto Santo. Na busca realizada à sua casa, às 09h20 desse dia, foram encontradas porções de haxixe de 1,90 gramas e 22,26 gramas, bem como um moinho e uma balança digital de precisão, além de 759 euros. Também foi apreendido um bastão extensível com meio metro e várias réplicas de armas.

Também a 9 de Fevereiro de 2022, pelas 13h00, o arguido Dias detinha, no interior da sua residência no Porto Santo, 0,24 gramas de heroína, que pretendia vender a terceiros.

No dia 9 de Fevereiro de 2022, pelas 15h00, o arguido Melim detinha, no interior da sua residência no Porto Santo, “10,53 gramas de liamba e 0,88 de sementes de liamba, que pretendia vender a terceiros, bem como moinhos com vista a facilitar o doseamento do referido produto estupefaciente”.

No dia 9 de Fevereiro de 2022, pelas 15 horas, o arguido Drumond detinha, no interior da sua residência no Porto Santo, “uma grama de cocaína, 81,78 gramas de haxixe e 1,86 gramas de sementes de liamba, que pretendia vender a terceiros”.

5 de Abril de 2022

O arguido Silva, madeirense que tinha chegado nessa manhã ao Porto Santo em viagem do ‘Lobo Marinho’, foi abordado por volta das 13h00 por agentes da PSP no estacionamento de um supermercado, quando supostamente pretendia renegociar o valor de um abastecimento de droga. Trazia “ocultas dentro de um saco pequeno vermelho, que trazia na zona dos genitais, diversas saquetas pequenas de plástico, em forma de gota, com uma substância de cor branca no seu interior, suspeito de estupefaciente, que, sujeito ao teste rápido tido por adequado, se revelou positivo para cocaína”. Trazia ainda 180 euros no interior da carteira. No seu quarto de hotel, “tinha dissimulado no interior de uma embalagem de desodorizante ‘roll-on’ vazia um saco de plástico que, por sua vez, tinha dentro múltiplas saquetas pequenas de plástico, em forma de gota e duas maiores, todas com uma substância de cor branca no seu interior, suspeito de estupefaciente, que, sujeito ao teste rápido tido por adequado, se revelou positivo para cocaína. No total, este arguido tinha 68 saquetas pequenas e duas saquetas maiores, perfazendo todas o peso de 15,75 gramas de cocaína (157 doses).

15 de Maio de 2022

Pelas 20h00, numa abordagem da PSP, o arguido conhecido pela alcunha de ‘Francelho’, que é apontado como um vendedor de droga aos consumidores do Porto Santo, trazia consigo, dissimulada dentro de um pacote de xarope, uma embalagem de plástico com cerca de 58,35 gramas de pó (583 doses) que o teste rápido indicou ser cocaína. No interior da sua residência foram encontradas 10 saquetas com pó branco, com peso total de 0,45 gramas, que o teste rápido indicou ser cocaína (4,5 doses) e uma saqueta com 1,40 gramas (14 doses) da mesma substância. No total, tinha na sua posse 60,20 gramas de cocaína (602 doses de cocaína). Foram ainda apreendidos no seu quarto 415 euros e uma balança digital de precisão.