Madeira

Iniciativa Liberal evoca mulheres ucranianas e russas no Dia Internacional da Mulher

None

A Comissão Coordenadora Iniciativa Liberal (IL) Madeira divulgou hoje uma mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, evocando particularmente as mulheres da Ucrânia e Rússia.

Hoje, Dia Internacional da Mulher, permitam que deixemos toda a minha solidariedade para as avós, mães, mulheres da Ucrânia. Mulheres que lutam ao lado dos homens, nesta batalha pela liberdade, pela democracia e pela Europa.

O partido salienta que "o Dia da Mulher não é um dia de festa. É um dia que só faz sentido, porque as mulheres ainda são, infelizmente, muitas vezes tratadas como se fossem diferentes dos homens nos seus direitos e deveres. É para alertar para esse facto, que o dia existe. Não para o consumismo a que muitos aderem".

O Dia da Mulher, este ano, tem de servir para uma introspecção pela paz. As imagens que nos chegam da Ucrânia são aterradoras. Mais de um milhão de refugiados, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças. Deixam uma vida para trás fugindo aos mísseis e bombas russas, que tudo destroem sem critério. Calcula-se que cerca de 23% do exército ucraniano sejam mulheres. Mulheres que combatem ao lado dos homens, em irmandade. Mas pensemos também nas mães russas. Muitas não fazem sequer ideia de onde estão os seus filhos. Se vivos, se mortos. Pensemos nas mulheres que na Rússia vêm para a rua protestar contra a invasão e a guerra, arriscando a sua liberdade.