Madeira

Diocese do Funchal recebeu 4 nomes resultantes das denúncias de alegados abusos sexuais

Nenhum dos nomes entregues ao Bispo do Funchal exerce, actualmente, ofícios eclesiásticos na Diocese do Funchal

None

A Diocese do Funchal informa, em comunicado, terem sido entregues ao Bispo do Funchal quatro nome resultantes das denúncias recebidas por parte de eventuais vítimas de abusos sexuais no âmbito da Igreja, na sequência da conclusão dos trabalhos da Comissão Independente.

Afastamento de alegados padres abusadores nas mãos dos bispos

O afastamento de alegados padres abusadores de menores está nas mãos de cada bispo, disse hoje o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.

Agência Lusa , 03 Março 2023 - 20:29

Avança que “apesar de nenhum daqueles nomes exercer, actualmente, qualquer ofício eclesiástico na diocese (um deles é mesmo desconhecido), a Diocese do Funchal não deixará de tomar a sério esta indicação e de procurar eventuais procedimentos canónicos e civis, se aplicáveis no respectivo caso concreto.”

A Diocese do Funchal afirmou, ainda, fazer ser “todo o comunicado da CEP resultante da assembleia plenária de hoje:”

A Diocese do Funchal pede perdão se em algum caso não foi capaz de proteger as vítimas e ao mesmo tempo reitera o seu empenho para que qualquer futura denúncia venha a conhecer o respetivo procedimento canónico e civil expressamente consignado para a proteção das vítimas. A Comissão Diocesana de Proteção das Crianças, Jovens e Adultos Vulneráveis da Diocese do Funchal continuará a exercer o seu trabalho de prevenção, de acolhimento e de acompanhamento, bem como de colaboração com os organismos eclesiais e civis. Diocese do Funchal