Madeira

Bispos portugueses vão falar dos abusos sexuais na igreja

Conferência Episcopal vai falar, em conferência de imprensa, após reunião na próxima sexta-feira

None

Na Madeira, foram identificados 14 casos de abusos relacionados com a igreja Católica

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai pronunciar-se sobre o relatório final da Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais na instituição.

A notícia foi avançada à agência ECCLESIA, que recebeu a informação da própria CEP. Nessa nota, “a CEP informa que o encontro vai decorrer, entre as 10 e as 17 hora, sendo seguido de uma conferência de imprensa, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, pelas 18 horas”.

Como recorda a agência ECCLESIA, “a 13 de Fevereiro, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, designada pela Conferência Episcopal Portuguesa, apresentou o seu relatório final, no qual validou 512 testemunhos, apontando a um número de 4.815 vítimas, entre 1950 e 2022.”

A agência recorda, ainda, que D. José Ornelas, madeirense presidente da CEP, naquela altura, disse que o documento “exprime uma dura e trágica realidade” e garantiu que a igreja Católica não vai tolerar “abusos nem abusadores”.

“A ‘tolerância zero’ para com os casos de abusos tem de ser uma realidade em toda a Igreja e, por isso, não toleraremos abusos nem abusadores.”

O relatório, como o DIÁRIO revelou no dia seguinte, 14 de Fevereiro, identificou 14 abusos ocorridos do âmbito da igreja católica na Madeira.