Mundo

Egipto revela passagem oculta de nove metros na Grande Pirâmide de Queops

Fotos EPA/EGYPTIAN MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES Ver Galeria
Fotos EPA/EGYPTIAN MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES

Cientistas descobriram uma passagem escondida de nove metros de comprimento dentro da Grande Pirâmide de Queops, em Gizé, no âmbito de um projeto de investigação internacional, adiantaram esta quinta-feira as autoridades do Egito.

A passagem tem nove metros de comprimento e mais de dois metros de largura, detalhou o Ministério do Turismo e Antiguidades, em comunicado.

Em Gizé, o ministro do Turismo, Ahmed Issa, referiu aos jornalistas que o "corredor triangular", com teto triangular, "foi descoberto na face norte da Grande Pirâmide do rei Queops".

Esta descoberta foi feita através do projeto ScanPyramids, uma missão científica internacional que estuda o interior das pirâmides, numa colaboração entre universidades francesas, alemãs, canadianas e japonesas e um grupo de especialistas egípcios.

Desde o final de 2015, a missão analisa o interior da pirâmide utilizando tecnologias não invasivas de última geração que permitem ver através dos monumentos para descobrir vazios ou estruturas internas pouco conhecidas e aprender um pouco mais sobre os métodos de construção, sempre envoltos em mistério.

O famoso arqueólogo egípcio Zahi Hawass, que chefia o comité científico que supervisiona o projeto, destacou esta quinta-feira aos jornalistas no local que é "altamente possível" que o túnel "proteja algo".

"Na minha opinião, protege a verdadeira câmara funerária do rei Queops", frisou.

A pirâmide de Quéops é a última das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé e a maior das três pirâmides de Gizé, nos subúrbios do Cairo.

Com 4.500 anos de idade, o monumento de 139 metros de altura e 230 metros de largura fica no planalto de Gizé, ao lado da Esfinge e das pirâmides de Quéfren e Miquerinos.

Em 2017, cientistas do projeto ScanPyramids revelaram a presença de uma enorme cavidade do tamanho de um avião no centro dessa pirâmide.