Regionais 2023 Madeira

PS considera que Governo Regional foi incapaz de resolver "pontos essenciais" para a população

Reacção dos socialistas à manchete de hoje do DIÁRIO

None
Foto Miguel Espada/ASPRESS

O PS considera que a sondagem hoje divulgada pelo DIÁRIO vai ao encontro daquilo que o Partido Socialista tem desenvolvido ao logo deste mandato, “porque há áreas que são, do ponto de vista do nosso desenvolvimento, estruturantes e que o nosso Governo Regional não foi capaz de resolver”.

Saúde preocupa mais

Saúde preocupa mais. A maioria dos inquiridos na sondagem realizada pela Aximage para o DIÁRIO e a TSF-Madeira elege a Saúde como prioridade do governo que sair das próximas eleições regionais. Seguem-se a Habitação e a Economia, considerada pior do que há quatro anos. Este é o assunto que faz manchete na edição impressa de hoje do DIÁRIO e que pode ler nas páginas 2 e 3.

O líder parlamentar socialista afiança que, “desde o momento em que Miguel Albuquerque tomou posse, as listas de espera duplicaram”, não tendo o Governo Regional sido capaz de encontrar estratégias suficientes para as resolver.

“Sabemos que os madeirenses têm um poder de compra bastante baixo, salários baixos e não têm capacidade financeira para, com um problema de saúde, recorrem ao privado. São muito poucos aqueles que conseguem ir a uma clínica privada resolver o seu problema de saúde. Daí que estejam à espera que o sector público dê resposta e nós sabemos que há uma grande dificuldade em ter acesso aos cuidados do sector público”. Rui Caetano, líder parlamentar do PS

O socialista lembra números que têm vindo a ser divulgados como é o caso dos 118 mil actos médicos em lista de espera. “Neste sentido, nós achamos que é necessário implementar outra estratégia e o PS irá apresentar as suas propostas no momento próprio”, assume Rui Caetano.

O parlamentar aponta ainda uma outra área que merece atenção, que é o caso da habitação. Em relação a essa área, diz ser “caótico” aquilo que se passa na Região. “Ainda há dias o DIÁRIO publicou que são cerca de 5 mil pessoas em lista de espera para aceder a uma habitação. Para não falar da classe média que não tem poder de compra e nem consegue pedir um empréstimo, nem pagar uma renda para ter uma habitação adequada às suas necessidades”, lamenta.

Rui Caetano assume que “esta sondagem vem demonstrar, na verdade, os pontos essenciais que têm de ser resolvidos e que o Governo não foi capaz de resolver ao longo destes anos”.