Madeira

Direcção Regional da Saúde alerta população para que sejam evitados comportamentos de risco no Carnaval

None

Nesta época de Carnaval, a Direcção Regional de Saúde (DRS) alerta a população para que sejam evitados comportamentos que possam pôr em risco a saúde e que impeçam de usufruir em pleno os momentos festivos.

Através de um comunicado enviado, a DRS dá o exemplo do consumo de álcool e outras substâncias psicoactivas, que alteram o funcionamento do corpo, com distintos efeitos sobre a percepção, o pensamento o estado de ânimo ou as emoções e com diferente capacidade para causar dependência.

É ainda salientado que ao consumo de álcool e de substâncias psicoactivas estão também associados "vários outros problemas de saúde e sociais". Assim, a DRS alerta para a importância de evitar os seus consumos.

É ainda relembrado que não há limite seguro para beber álcool. "Todos os níveis de consumo provocam risco adicional de vários cancros. Menos é melhor! Nenhum consumo é a melhor opção!". Desde modo, sugere a substituição de bebidas alcoólicas por águas, chás e sumos naturais.

Dê aos seus filhos um bom começo de vida, não consuma álcool e outras substâncias nocivas durante a gravidez ou se estiver a amamentar! Direcção Regional de Saúde.

Relativamente às crianças e jovens, estes não devem consumir álcool e outras substâncias "que têm um efeito nocivo no desenvolvimento normal do cérebro. Aumenta o risco de acidentes e lesões e outros comportamentos de risco".

A DRS sugere manter-se "seguro no trabalho e na estrada. Os efeitos do álcool no organismo levam à diminuição de aptidões essenciais para conduzir ou trabalhar em segurança, com maior risco de acidentes rodoviários e laborais".

Pode viver uma vida saudável sem tabaco ou outras substâncias psicoactivas. O primeiro passo é prevenir e, se já consumiu, será decidir parar. Aceda a informação sobre como parar e recursos disponíveis no Centro de Saúde da área de residência. Direcção Regional de Saúde.

A concluir, a Direcção Regional de Saúde recomenda que a comemoração do Carnaval seja "autêntica", salientando que deve ser "sem excessos que possam pôr em risco a segurança e o bem-estar de cada um e dos que o rodeiam".