Trabalho reconhecido

A sondagem publicada pelo Diário mostra que José Manuel Rodrigues é uma mais valia para a coligação que governa a Madeira. Não só o político mais bem avaliado, como obtém taxas de aprovação expressivas para um Presidente de um Parlamento, órgão democrático tradicionalmente mal visto pela população. Este é o resultado do trabalho de proximidade que tem vindo a efetuar junto da sociedade, em particular das suas organizações sociais, mas também da abertura da Assembleia à realização de importantes reuniões e fóruns realizadas por Ordens e instituições regionais.

A Assembleia, como é próprio de uma Democracia parlamentar, passou a ser o centro do debate político e fiscaliza realmente os atos do Governo e da Administração, como ainda agora se tem assistido com o funcionamento de várias Comissões de Inquérito.

A postura de imparcialidade de José Manuel Rodrigues perante todos os partidos e deputados, como deve ser num regime democrático, é também uma imagem de marca do seu mandato.

Apesar de uma maioria mínima de 24 deputados do PSD e do CDS contra 23, a verdade é que tem conseguido evitar o radicalismo e o extremismo de outras épocas nos debates e tem procurado prestigiar e dignificar o Parlamento. A maioria e as oposições reconhecem esta sua isenção, absolutamente necessária depois de o PSD ter perdido a maioria absoluta e termos uma coligação parlamentar a suportar, pela primeira vez, o Governo Regional.

As suas intervenções acutilantes e falando de temas como a desertificação do Norte, o envelhecimento da população, a redução da natalidade, a pobreza, a necessidade de articular o crescimento do imobiliário de luxo com habitação condignas para os madeirenses de menos posses, a defesa intransigente dos Direitos dos madeirenses perante o poder central, têm deixado marca e ocupam até espaços que, curiosamente, as oposições deixam vazias e para espanto de muitos. Este trabalho é reconhecido na sondagem.

Que nunca lhe falte forças para continuar porque apoio dos cidadãos não vai faltar.

Maria Pereira