A Guerra Mundo

Autoridades ucranianas celebram triunfo sobre o "terror do inverno"

None
Foto EPA

A Ucrânia congratulou-se hoje por ter "derrotado o terror do inverno", marcado por intensos bombardeamentos russos que mergulharam milhões de pessoas no frio, sublinhando ainda que a União Europeia "também ganhou" por não ter "congelado sem o gás russo".

"O inverno acabou. Foi muito difícil, todos os ucranianos sentiram isso. Mas conseguimos fornecer energia e aquecimento à Ucrânia", realçou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no seu habitual discurso noturno diário.

Já ao início do dia, o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba, tinha destacado que a Ucrânia tinha "superado o terror do inverno".

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apontou ainda que a União Europeia (UE) "também ganhou" porque "não congelou sem o gás russo", alvo de sanções.

A Rússia, que era um dos principais fornecedores da Europa, tinha antecipado situações catastróficas em caso de corte no abastecimento de gás.

"Os nossos parceiros ficaram ao nosso lado e ajudaram-se", frisou Kuleba, acrescentando: "Ainda há um longo caminho a percorrer até à vitória final. Mas já sabemos como vencer".

Por sua vez, o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksiï Danilov, desejou aos ucranianos um "feliz primeiro dia da primavera ucraniana".

O inverno na Ucrânia foi marcado por uma longa série de ataques russos com mísseis e 'drones' de ataque, que atingiram locais de energia, causando regularmente cortes em grande escala de eletricidade, aquecimento e água.

Milhões de pessoas, inclusive em Kiev e outras grandes cidades, ficaram sem aquecimento perante a descida das temperaturas no inverno.

Os aliados ocidentais de Kiev foram fornecendo gradualmente sistemas de defesa aérea, e a Rússia diminuiu a frequência e a escala dos seus ataques.

No campo de batalha, o Exército russo referiu hoje que neutralizou todas os dez 'drones' ucranianos enviados para a península da Crimeia, anexada ilegalmente por Moscovo em 2014. Foi o segundo dia consecutivo que a Rússia relatou um ataque de 'drones'.

No dia anterior, várias regiões russas, incluindo pela primeira vez a de Moscovo, tinham sido alvo de 'drones' ucranianos.