País

Protecção Civil registava às 12h quatro fogos de "maior preocupação" no Norte

None

A Proteção Civil registava às 12:00 de hoje quatro incêndios florestais que merecem "maior preocupação", nos distritos de Viana do Castelo, Porto e Bragança, este com origem em Espanha junto à fronteira com Portugal.

Num balanço feito às 12:00 na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, precisou que foram registados hoje 31 ignições, sete das quais estavam ativas àquela hora, sendo que duas delas transitaram de quinta-feira.

Segundo o comandante nacional, as ocorrências de incêndio "mais significativas e com maior preocupação" registam-se em Lindoso (Ponte da Barca), no concelho de Baião e em Bragança.

André Fernandes afirmou que este incêndio em Bragança teve origem em Espanha e "está a aproximar-se da fronteira portuguesa", tendo sido mobilizados meios para "evitar que o fogo entre em território nacional".

Alguns destes meios estão a combater em Espanha.

O responsável avançou que estes quatro incêndios mobilizam "exclusivamente" 580 operacionais, 174 meios terrestres e sete meios aéreo.

O comandante nacional voltou hoje afirmar que o risco de incêndio "continua a ser extremo".

De acordo com a ANEPC, o dia com mais "atividade operacional" foi na passada quarta-feira, quando deflagraram 193 ocorrências de fogo.

Entre 08 a 15 julho registaram-se 1.064 ocorrências, que envolvera 36.335 operacionais, 9.842 meios terrestres e 550 missões de meios aéreos.