País

Cerca de 300 pessoas retiradas devido a fogo na Freixianda no concelho de Ourém

None
Foto Lusa

Cerca de 300 pessoas já foram retiradas da freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na quinta-feira neste município do distrito de Santarém, informou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Num balanço feito pelas 19:00 na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deu conta dos incêndios que ao final da tarde de hoje mais preocupavam as autoridades e da necessidade que houve de fazer algumas evacuações "preventivas", como foi o caso da ocorrida na freguesia de Freixianda.

"Foram acionados dois pelotões militares, no total de 44 militares para dar apoio àquilo que são as evacuações e a análise e o apoio às vítimas", explicou André Fernandes, sublinhando que a prioridade das autoridades é "salvar a vida das pessoas e garantir a sua segurança".

O incêndio que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém, é aquele que, ao início da noite de hoje, está a mobilizar mais meios de combate.

Pelas 20:30, segundo o 'site' na ANEPC, o fogo mobilizava 420 operacionais, apoiados por 125 meios terrestres e quatro meios aéreos.

Ainda de acordo com os números avançados por André Fernandes, o incêndio da Cumeada provocou danos em 11 habitações, três anexos e uma oficina, obrigando também à evacuações de Quebrada de Baixo, Casal Pinheiro e Santa Teresa, estando ainda a ser contabilizado o número de pessoas que foram retiradas destas localidades.

Outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale de Pia, concelho de Pombal, distrito de Leiria, também continua ativo e, pelas 20:30, era combatido por 246 operacionais, apoiados por 69 meios terrestres e um meio aéreo.

Segundo o balanço feito pela ANEPC, este incêndio danificou quatro habitações e uma 'roulotte'.

Já hoje, às 12:06, deflagrou outro fogo no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira. No terreno, a combater as chamas, estavam, igualmente pelas 20:30, 355 bombeiros, com 79 veículos e dois meios aéreos.

Este incêndio causou, até ao momento, danos em duas habitações e em quatro anexos.

Um minuto mais tarde, às 12:07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que estava ao início da noite a mobilizar 359 operacionais, apoiados por 103 viaturas e um meio aéreo.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

André Fernandes referiu que devido ao "agravamento da situação operacional" foram acionados, "de imediato", meios de reforço para o distrito de Leiria e de Santarém, num total de 729, que se vão juntar aos que já estão em combate.

No balanço feito pelas 19:00, a ANEPC contabilizava seis incêndios ativos, combatidos por 1.360 operacionais, apoiados por 390 meios terrestres e 19 meios aéreos.

Ainda de acordo com André Fernandes, desde quinta-feira e até hoje, os incêndios provocaram 31 feridos ligeiros e um ferido grave, sendo que ao todo foram assistidos 50 operacionais.