Coronavírus Madeira

Cerca de 80 pessoas vacinadas hoje no Porto Santo em manhã com muitas faltas

None Ver Galeria

"Temos neste momento cerca de 80 pessoas vacinadas, incluindo os nossos idosos do lar", revelou ao DIÁRIO a coordenadora da campanha de vacinação contra a covid-19, que prossegue hoje, dia 9 de Julho, no Porto Santo.

Vão ser administradas hoje 260 vacinas contra a covid-19 no Porto Santo

A equipa de vacinação contra a covid-19 chegou esta manhã à Ilha Dourada e já está a vacinar no Centro de Congressos do Porto Santo para dar continuidade à vacinação das crianças, dos 5 aos 11 anos, e administrar doses de reforço da vacina aos cidadãos a partir dos 12 anos, informou este sábado a Secretaria da Saúde.

Ana Gouveia dá conta que estão a ser vacinadas "essencialmente pessoas com a primeira dose de reforço". "Temos algumas pessoas a fazer segunda dose de reforço, algumas segundas doses e primeira dose tivemos uma situação", acrescenta a enfermeira, salientando que se verificam "mais [faltas] do que se previa".

"Estamos com uma percentagem de faltas muita alta no dia de hoje (...) Faltaram muitas pessoas agendadas para esta manhã. Já tentámos contactá-las e dizem que vêm durante a tarde (...) mas também temos pessoas que não atenderam o telefone", indica.

Recorda-se que hoje estava programada no Porto Santo a administração de 260 vacinas contra a covid-19.

Em relação ao 'ânimo' dos vacinados, a responsável observa que as pessoas estão calmas e informadas, até porque na sua maioria já tiveram a doença.

"As pessoas vêm à procura da sua vacina calmamente, estão informadas e, inclusive, já tiveram a doença, mas seguras de que a vacina as protegeu das complicações e da gravidade  da doença e, por isso, querem ficar protegidas", sustenta.

A coordenadora da campanha de vacinação realça ainda que alguns utentes recorrem ao Centro de Congressos do Porto Santo para tomar a segunda dose por motivo de viagem.

"É muito importante as pessoas que vão viajar informarem-se junto das agências de viagem, porque há países que estão a exigir duas doses, países que estão a exigir três e outros que exigem a última dose dada com um intervalo de dias que vai diferir de país para país", apela Ana Gouveia.

A equipa de vacinação contra a covid-19 encontra-se, este sábado, na Ilha Dourada para dar continuidade à vacinação das crianças, dos 5 aos 11 anos, e administrar doses de reforço da vacina aos cidadãos a partir dos 12 anos. A vacinação das crianças decorreu das 9h30 às 11 horas e a vacinação dos adultos das 9h30 às 17 horas, no Centro de Congressos do Porto Santo.