Madeira

Santa Cruz estende Desfibriladores Automáticos Externos às escolas, lares e transportes públicos

None

Santa Cruz pretende instalar mais equipamentos de Desfibriladores Automáticos Externos (DAE) em todo o concelho, com incidência na zona com maior densidade populacional, que é o Caniço e concretamente na promenade dos Reis Magos, revela o autarca Filipe Sousa.

Além disso, já foram iniciadas conversações para que mais DAE sejam instalados nas escolas, nos lares de terceira idade e nos transportes públicos.

O anúncio foi feito no decorrer da cerimónia de instalação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em viaturas, e entrega dos certificados de operadores de DAE.

Esta é a 2ª fase de implementação do programa 'Município CardioSegur' teve por objectivo a colocação de equipamentos de DAE em viaturas, nomeadamente em 5 táxis, 2 viaturas da GNR e numa viatura do Serviço Municipal de Protecção Civil.

Filipe Sousa agradeceu a todos os que aderiram a esta nova fase de implementação de DAE no concelho de Santa Cruz, nomeadamente à GNR, ao padrinho da iniciativa, enfermeiro Vítor Hugo, e ao presidente da Taxis RAM, Paulo Pereira, e também aos elementos da Protecção Civil Municipal.

Já o padrinho do Município CardioSeguro, enfermeiro Vítor Hugo, sublinhou a importância de o concelho passar a ter desfibrilhadores em meios móveis, aumentando assim a probabilidade de ajudar mais pessoas.

Além disso, referiu também que seria importante que todas as forças de segurança tivessem aderido, mas realçou que “o nível de implementação destes equipamentos já está próximo ao que existe nos países nórdicos, como Oslo”.

O comandante da GNR, Gorgulho Santo, e Paulo Pereira, da TaxisRAM, destacaram também a  importância de prestar auxílio.