5 Sentidos

Achados arqueológicos realizados na Torre do Capitão entregues ao Governo Regional

Cerimónia de assinatura do auto de entrega e recebimento teve lugar hoje no núcleo histórico com a presença do presidente da CMF e do secretário da cultura

Achados farão parte do espólio do futuro Museu de Arqueologia da Madeira, que ficará no Forte de Santiago
Achados farão parte do espólio do futuro Museu de Arqueologia da Madeira, que ficará no Forte de Santiago

A Câmara Municipal do Funchal oficializou esta terça-feira, 18 de Outubro, a doação dos achados arqueológicos realizados na Torre do Capitão ao Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. 

Foi hoje assinado, precisamente no núcleo histórico Torre do Capitão, o auto de entrega e recebimento da transferência definitiva dos achados arqueológicos, que passarão a integrar o espólio do futuro Museu de Arqueologia da Madeira, que ficará no Forte de Santiago.

A cerimónia, presidida pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e pelo secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, serviu para destacar a colaboração existente entre as duas entidades públicas nas diversas áreas. 

O tutelar da pasta da cultura salientou que a entrega dos achados é o "reflexo do espírito de uma franca colaboração entre a autarquia e a Região Autónoma da Madeira".

Agradecer toda a colaboração que nós temos tido com a Câmara Municipal do Funchal, não é o primeiro momento em que a Câmara Municipal do Funchal aparece em eventos conjuntos, em iniciativas que são conjuntas e isto reforça a preocupação que todos nós temos de contribuir para que a cultura esteja ao serviço da nossa população e que seja um veículo de desenvolvimento. Eduardo Jesus, secretário regional de cultura 

O governante disse ainda que trata-se de uma entrega "importante", já que todo o achado arqueológico: "Vem deixar testemunho daquilo que aqui passou e de quem aqui esteve e isso favorece-nos naquele objectivo que é da instalação do Museu de Arqueologia da Madeira, que será no Forte de Santiago". 

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Funchal realçou que é necessário "trabalhar cada vez mais em prol da cultura" da Madeira, em conjunto com o Governo Regional.

Pedro Calado salientou ainda que a entrega ao Governo Regional dos achados arqueológicos resultantes da escavação arqueológica da Torre do Capitão e da Capela de Santo Amaro, bem como da Casa dos Romeiros são o "exemplo" das parcerias que são necessárias para "preservar o que é o património de toda a Região". 

Os achados arqueológicos agora entregues ao Governo Regional resultam de um trabalho arqueológico iniciado, em 1998, sob promoção da autarquia funchalense e coordenação do Historiador Rui Carita.