Madeira

Associação critica falta de acessibilidade na ponte que recebeu Prémio de Arquitectura

Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – IPSS - Associação Sem Limites lembra que acessibilidade é obrigatória em novas construções

None

A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites alertou esta terça-feira, 11 de Outubro, para a falta de acessibilidade na ponte pedonal sobre a Ribeira de Santa Luzia, que este mês recebeu o Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo, promovida pela Secção Regional da Ordem dos Arquitectos, com o patrocínio da Secretaria de Turismo e Cultura. 

Questionamos quais os critérios para este prémio, uma vez que do nosso ponto de vista, falha no ponto mais importante, a acessibilidade. Esta ponte não pode ser utilizada por pessoas com mobilidade reduzida, e pessoas com carrinhos de bebé.

Em nota emitida, Filipe Rebelo, presidente da associação revela que na altura da sua construção, a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infra-estruturas foi alertada por ofício para a falta de acessibilidade no projecto, acusando o Governo Regional de descartar a missiva e ignorar a acessibilidade, "que é obrigatória aquando das novas construções".

Nessa época poderia ter sido reformulada, ou ajustada para que fosse incluída a acessibilidade. Contudo, a mesma continuou a ser construída, e a resposta que nos foi dada na altura, foi inconclusiva verificando-se na prática que a intenção seria manter da mesma forma o projecto digno de prémio, mas sem acessibilidade.