Comunidades Mundo

"Prioridade é ajudar os portugueses que lá estão"

"Uma situação muito delicada. Há negócios partidos, portugueses desaparecidos", começou por avançar ao DIÁRIO o cônsul honorário, João Pedro Gonçalves, do Consulado de Portugal em Los Teques, na Venezuela, relativamente às chuvas intensas registadas na madrugada deste domingo, no estado de Arágua, na Vezenuela.

Há madeirenses entre os desaparecidos na catástrofe de Las Tejerias

Paulo Cafôfo acompanha de perto situação no estado venezuelano de Arágua

Ricardo Miguel Oliveira , 09 Outubro 2022 - 15:51

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, que está a acompanhar esta situação de perto, explicou, ao DIÁRIO, que nesta primeira instância o que está a ser feito é trabalho no terreno.

À embaixada e todos os funcionários do Consulado de Valência foi-lhes pedido que se deslocassem para o local, no sentido de verificarem, em primeiro lugar, as vítimas e aquilo que é a situação local. Nomes, inventariação e ajuda necessária." Paulo Cafôfo, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

"Houve muita perda em termos de propriedades e particularmente de negócios", acrescentando que existe a possibilidade de terem sido afectados negócios de madeirenses e lusodescendentes. 

Neste primeiro momento são apontados 70 desaparecidos e é "muito provável que duas das vítimas sejam madeirenses" ou lusodescendentes, avançou Paulo Cafôfo, mas realça "que temos de aguardar pela confirmação".

Relativamente a pedidos de ajuda, o governante realça que, neste momento, estas estão a ser feitas no terreno. "Depois de uma catástrofe como esta, as pessoas procuram apoiar-se umas às outras e por isso é que estamos no terreno. A ajuda que está a ser solicitada é no terreno."

No que concerne às condições do local, Cafôfo informou que os acessos estão condicionados, assim como as comunicações.

As vias de acesso estão obstruídas e também estamos com problemas de comunicação de rede de telemóvel e tudo isto não facilita este trabalho" Paulo Cafôfo, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Esclarece ainda que o governo português está com uma dupla função: "Com os meios que tem está a fazer o levantamento e a ver as necessidades para apoiar e está em contacto também com o governo da Venezuela".

A concluir refere que, neste momento, a prioridade é "é ajudar os portugueses que lá estão".