Visita Presidencial Madeira

PS empenhado no aprofundamento da autonomia

None

Paulo Cafôfo reuniu com o Presidente da República, onde debateu vários temas importantes para a Região.

Paulo Cafôfo, presidente do Partido Socialista da Madeira (PS-Madeira), esteve reunido com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde fez questão de debater vários temas, nomeadamente o aprofundamento das Autonomias regionais.

“O presidente da República (PR) teve a amabilidade de entrar em contacto comigo e de convocar uma reunião, a qual agradeço, por querer ouvir o PS-Madeira e as suas preocupações, relacionadas com a actualidade política da Região”, começou por afirmar o líder do PS-Madeira, para depois acrescentar que “houve matéria partilhada" durante a reunião que ficou "reservada".

De entre os inúmeras temas debatidos e falados, Paulo Cafôfo realçou a questão do aprofundamento da autonomia, uma matéria muito discutida no passado fim-de-semana com o líder do PS-Açores, bem como com o secretário-geral do partido, António Costa.

“Foi um fim-de-semana importante e proveitoso em relação a matérias ligadas ao país, não só à Madeira e aos Açores. A autonomia é uma das maiores conquistas da democracia e por isso valorizar, a nossa autonomia, é estar a promover a coesão do nosso país”, acrescentou.

“Dei conta do meu empenho e dedicação em relação ao aprofundamento da autonomia. O primeiro passo foi dado na Assembleia Legislativa da Madeira, com a discussão, o debate e a proposta, que o PS apresentou, em primeira mão, sobre a Lei das Finanças Regionais. Penso que a proposta está bem encaminhada na comissão criada para o efeito, para termos uma proposta que seja da Região. Estamos também empenhados na alteração do estatuto político administrativo e na revisão da Constituição", disse, acrescentando que fez questão de dizer ao Presidente da República que contam com ele "para ser um defensor da autonomia", bem como para criar condições para a estabilidade institucional entre os governos da República e o governo regional.

O líder do PS-Madeira disse ainda que em vez das "conspirações que têm sido habituais, por parte do governo regional", é intenção dos socialistas que possa a haver "um entendimento que favoreça a autonomia e uma cooperação". O PS dará o seu contributo e estará à altura do desafio”, garantiu.

A questão económica e social da Região foi outro dos temas abordados com o Chefe de Estado. Cafôfo falou da necessidade de irmos mais além, sendo certo que não podemos regressar à realidade vivida em Fevereiro de 2020. “É preciso conseguirmos transformações que possam construir um futuro, um outro futuro para a nossa Região, onde a pobreza não seja uma marca, mas onde a qualidade de vida, a distribuição da riqueza e a igualdade possam ser uma marca de um futuro governo e de uma região que se quer próspera”, concluiu Paulo Cafôfo.