Madeira

Zona da Praça da Autonomia com trânsito condicionado

Fotos Roberto Ferreira
Fotos Roberto Ferreira

Já estão a ser ultimados os preparativos para as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorrem no Funchal.

Conforme as fotos podem testemunhar, os preparativos para o Dia de Portugal na Praça da Autonomia já decorrem a bom ritmo esta manhã de segunda-feira, nomeadamente destacando-se a presença da Polícia de Segurança Pública e de militares das Forças Armadas Portuguesas.

Esta mobilização de meios humanos e materiais, nomeadamente a montagem de um palanque e bancada, onde deverão estar as mais altas figuras do Estado presentes na cerimónia do 10 de Junho, quarta-feira, também leva a um condicionamento ainda maior do trânsito na zona.

Notados também uma equipa cinotécnica da PSP no local, que compõe o reforço evidente do policiamento em toda a área da baixa funchalense, uma vez que as celebrações estendem-se para a Praça do Povo, onde está a ser montado um palco em estrutura metálica coberta.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que chega hoje ao final da tarde à Madeira para uma visita de quatro dias, presidirá às cerimónias que este ano decorrem no Funchal e, depois, em Bruxelas, junto da Comunidade Portuguesa na Bélgica, conforme anunciou em Março a Presidência da República.

Refira-se que "neste tempo de pandemia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa quis também homenagear os profissionais de saúde, tendo nomeado para presidir à Comissão (encarregue de organizar as cerimónias) a Dra. Carmo Caldeira, Médica assistente graduada de cirurgia geral do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. 

Tal como é tradição, a cerimónia de 10 de Junho, contará com parada militar, discursos do Presidente da República e da presidente da Comissão organizadora, onde se inclui um concerto comemorativo, entre outros eventos paralelos.