Eleições Autárquicas Madeira

Duarte Gouveia é o candidato da Iniciativa Liberal à Câmara do Funchal

None

Duarte Gouveia é o candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal do Funchal, acaba de informar o partido através de comunicado.

Membro da Iniciativa Liberal desde 24 de Novembro de 2017 (véspera da convenção fundadora), Duarte Gouveia é  coordenador da IL-Madeira desde 24 de Novembro de 2017, um dia antes da convenção fundadora do partido. No último mandato foi vice-coordenador e também já foi membro do Conselho Nacional da IL em 2018-2020. 

Antes de tudo isto, foi militante do PS durante 20 anos, partido onde foi secretário-geral (2010-2012) e vice-presidente (2001). Foi deputado na ALRAM de 2005 a 2007. Desfiliou-se do PS em 2015. 

“A candidatura Liberal ao Funchal pretende disponibilizar uma opção moderada, moderna e liberal no município, onde se perspectiva um confronto de duas frentes, apoiadas por partidos dos extremos do espectro esquerda-direita”, lê-se no comunicado.

A IL afirma que o contexto actual “é o de ingovernabilidade face à incapacidade de diálogo de ambas as frentes”. A  IL posiciona-se como partido moderado capaz de fazer consensos e criar pontes de entendimento com todos os lados, garante a força política.

“Relembramos que este município já não teve orçamento aprovado nos últimos dois anos. Mas existem muitos mais exemplos de desentendimento, como o bloqueio das obras da Ponte Nova, a inexistência de Contratos‑Programa com o Governo Regional desde 2013, a falta de cooperação financeira para a habitação, o mútuo empurrar de culpas sobre os atrasos na ETAR, ou as multas de 3 mil euros da ARAE aos parques infantis (que o tribunal reverteu para mera admoestação verbal)”, escreve o partido na mesma nota.

Mais: “Ao invés de privilegiar os interesses desta cidade e dos seus habitantes, ambas as frentes se assumem como representantes de outras lutas, de âmbito regional e nacional, com manifesto prejuízo para o Funchal”, acusa a IL.

 “Esta candidatura acontece também num contexto em que crescem as ameaças iliberais, a nível local, nacional e internacional. A pandemia Covid e a crise económica têm levado a sérias ameaças às conquistas dos direitos individuais, das conquistas das liberdades cívicas e políticas que pareciam irrevogáveis, e do incremento das perspectivas autocráticas e autoritárias que pareciam pertencer à história, quer do lado de cá, quer para lá do mar que nos rodeia. A Iniciativa Liberal propõe-se aplicar uma perspectiva liberal que alia autonomia municipal com responsabilidade. Que quer que este município cumpra com eficácia e eficiência as suas competências exclusivas e colabore com diligência nas competências partilhadas”.

 Duarte Gouveia foi candidato nas Eleições Legislativas Regionais de 2019 pela IL (segundo da lista) e candidato nas Legislativas Nacionais de 2019 (primeiro da lista).

Quem é o candidato da IL à CMF?

Duarte Gouveia, 46 anos, nasceu no Funchal e é empreendedor. Tem duas filhas, com 9 e 13 anos.

Fundou uma empresa de desenvolvimento de software em 1997, logo depois de concluir a licenciatura em Engenharia Informática (IST-UL, 1997). É pos-graduado em [email protected] (ISCTE-IUL, 2003). Fez mestrado em Engenharia Informática (UMa, 2015) e está prestes a completar o doutoramento também em Engenharia Informática (UMa).

É docente na Universidade da Madeira (UMa) desde 2019, onde leccionou na área de informática. Desde 2005, investe em formação on-line (MOOCs) e garante, no mesmo comunicado, que fez 575 cursos de nível universitário sobre as mais diversas áreas do conhecimento (Coursera.com).

Foi também fundador dos clubes de comunicação Toastmasters (2010) e Agora Speakers (2018).  Foi ainda director de área Lisboa-Madeira no Toastmasters (2015-2016) e Parlamentarian no Distrito Europa Ocidental (2015-2016).

 De 2012-2020 foi presidente da Associação de Voo Livre da Madeira e também foi candidato a presidente da Federação Portuguesa de Voo Livre em 2007.

Antes da experiência na Iniciativa Liberal teve um percurso de participação política com mais de 20 anos de experiência no  anterior partido (PS), que abandonou por livre iniciativa em Maio de 2015.

Cargos políticos públicos que ocupou: membro da Assembleia de Freguesia (Santa Maria Maior) (2001-2009); membro da Assembleia Municipal (Funchal) (2001-2005); vereador na Câmara Municipal do Funchal (em substituição por alguns meses, no mandato 2009-2013); deputado na Assembleia Legislativa Regional (2005-2007).