Madeira

Santa Cruz inicia implantação de ilhas ecológicas

None

A Autarquia de Santa Cruz acaba de instalar a primeira ilha ecológica do concelho, em Gaula, e prepara-se para instalar mais quatro nas restantes freguesias do concelho. 

Em causa estão equipamentos destinados à recolha de embalagens (papel/cartão, vidro, plástico e metal), com recurso a contentores subterrâneos. Um método que em relação aos contentores tradicionais de superfície tem como principais vantagens uma maior capacidade de depósito, a redução de odores e um menor impacto visual, o que contribui para a requalificação dos espaços urbanos.

Esta medida insere-se na campanha de sensibilização em curso denominada ‘Santa Cruz a separar, para reciclar’, no âmbito da execução da Operação POSEUR-03-1911-FC-00213 – Reforço da Rede de Recolha Selectiva de Resíduos no Concelho de Santa Cruz,  e tem como principal objectivo promover a separação e posterior reciclagem de resíduos.

Estratégias que também vai incluir a distribuição de ecopontos domésticos a famílias residentes em moradias unifamiliares, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões.

Esta iniciativa visa a entrega de três contentores com a capacidade de 50 L cada para a deposição de resíduos de embalagens.