Mundo

Praga de ratos está a destruir plantações e a horrorizar leste da Austrália

None

- Regiões inteiras do leste da Austrália estão a combater uma praga de ratos que está a destruir plantações, invadir casas e a provocar muitas reações de horror nas redes sociais.

Segundo a associação de agricultores de Nova Gales do Sul local, o "aumento dramático" destes pequenos roedores em silos, celeiros e habitações foi notado em todo o estado.

Vídeos filmados por uma família de Gilgandra, uma cidade a cinco horas de carro de Sidney, e que mostram milhares de ratos a passar furtivamente por canos e máquinas, despertaram milhares de reações de medo nas redes sociais.

"Isto é o mesmo que ter um pesadelo. Nem sequer consigo ver os vídeos até ao fim", reconheceu um cibernauta no Facebook, em às imagens divulgadas.

Especialistas dizem que a praga foi causada pelas chuvas de verão excecionalmente fortes registadas este ano no leste da Austrália, depois de vários anos de seca.

Os agricultores temem que as colheitas fiquem comprometidas por estes pequenos roedores de pelo grisalho, pelo que pediram ao Governo que autorize, com caráter urgência, o uso de um pesticida à base de fosfeto de zinco, um raticida potente agudo, para erradicar a população de ratos-domésticos o mais rapidamente possível.

"Isto só está a piorar", lamentou o presidente da associação de agricultores de Nova Gales do Sul, James Jackson, que adiantou ter recebido relatos de prejuízos crescentes em todo o estado.

"O combate aos ratos é muito caro. A gravidade da praga tornou necessário o uso de múltiplas iscas nas áreas agrícolas", concluiu.