Madeira

AITRAM empata inclusão de taxistas de nova associação no transporte de doentes

None

A inclusão dos membros da recém-constituída Associação de Táxis e Outros Transportes Terrestres da Madeira (TAXISRAM) no protocolo do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) para o transporte de doentes não urgentes está dependente do resultado de reuniões da direcção e da assembleia-geral da Associação Industrial de Táxi da Região Autónoma da Madeira (AITRAM), que só se realizam em Abril. A informação foi avançada esta tarde pelo gabinete de informação da empresa pública da saúde.

Segundo uma nota desta entidade, o SESARAM teve conhecimento da criação da nova associação de táxis, de âmbito regional, que tem interesse em fazer parte do protocolo celebrado em 2018 entre esta entidade pública e as duas outras associações de táxis existentes na Região (AITRAM-Associação Industrial de Táxi da Região Autónoma da Madeira e ASAT-Associação Santacruzense de Táxis), protocolo esse que tem como objectivo o transporte não urgente de doentes, quando esgotada a capacidade de resposta interna e de forma a não prejudicar os utentes que precisam de transportes para se deslocarem às diversas actividades clínicas (consultas, reabilitação, exames, entre outras).

Como tal, o SESARAM promoveu nesta terça-feira uma reunião entre as três associações de táxis, com o objectivo de alterar o protocolo existente para incluir a nova associação de táxis, denominada Associação de Táxis e Outros Transportes Terrestres da Madeira (TAXISRAM), no cumprimento do princípio da igualdade, transparência e da concorrência. Na reunião ficou patente o interesse, quer do SESARAM, quer da TAXISRAM, em incluir esta última no protocolo, não havendo qualquer oposição da parte da ASAT nesse sentido. Porém, pela AITRAM, é necessário que haja uma decisão da Direcção nesse sentido e a mesma tem que ser submetida a aprovação em Assembleia-Geral que, de acordo com o presidente da AITRAM, António Loreto, está agendada para Abril de 2021. Na sequência dessa mesma Assembleia Geral, ficou determinado que as partes intervenientes voltariam a reunir-se no dia 28 de Abril, pelas 14h30, para tomada de decisão final.

Na mesma nota, o SESARAM explica que “é alheio a quaisquer questões entre as diversas associações, tendo só todo o interesse em garantir a igualitária distribuição dos serviços de táxis, independentemente da associação a que os taxistas pertençam (ou não, pois não é requisito obrigatório ser associado), de forma a que o utente do SESARAM tenha sempre o seu transporte assegurado”.