Turismo Madeira

Cuidar do presente e projectar o futuro são prioridades

Secretária de Estado do Turismo falava na conferência 'Turismo 2020'.

None

A secretária de Estado do Turismo deu hoje conta dos tempos difíceis que vivem os cerca de 400 mil trabalhadores do turismo, mas deixou uma mensagem de confiança e esperança em relação ao futuro. Rita Marques foi uma das oradoras convidadas na conferência 'Turismo 2020', promovida pela eurodeputada Sara Cerdas em São Vicente, no âmbito do Roteiro Geração Madeira.

A governante adiantou, a propósito, que a prioridade do Governo da República tem sido dupla: por um lado, cuidar do presente e, por outro, “projectar-nos no futuro”.

No que diz respeito à primeira prioridade, a governante adiantou que já foram ventilados cerca de 1,4 milhões de euros de fundos para o setor, mas reconheceu que este valor ainda não é suficiente, acrescentando que, por isso mesmo, já foram aprovadas mais medidas em Conselho de Ministros.

Por outro lado, apontando para o futuro, Rita Marques afiançou que “não queremos apenas ser sobreviventes ou náufragos nesta pandemia”. “Nós queremos ser timoneiros, preconizou”, apontando o facto de ter sido lançado na passada semana o programa “Turismo + Sustentável 20-30”. Neste eixo, indicou quatro pilares fundamentais, nomeadamente garantir uma oferta cada vez mais sustentável, assegurar que o impacto do turismo é evidente nas comunidades onde se insere, a qualificação dos recursos humanos e a monitorização das metas de sustentabilidade.


O segundo painel “O Futuro do Turismo”, conta com a participação remota de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Mohammed Chahim, Eurodeputado holandês, Joel Freitas, diretor-executivo do Solar da Bica, e com Ana Barbosa, Diretora de Operações da TUI Madeira.

Fechar Menu