5 Sentidos

"Temos uma população que lê muito mais do que lia no passado", diz Jorge Carvalho

None

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve na entrega de prémios dos passatempos regionais 'Ler, dizer e contar', 'Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura', 'Ilustração', 'Escrita Criativa' e 'Flashes Literários', realizados no âmbito do projecto Baú de Leitura.

O Baú de Leitura é um projecto escolar da Direcção Regional de Educação que se realiza desde 2001/2002 e visa sensibilizar as crianças para a leitura e escrita de todos os níveis de ensino. Tem a participação de 70 escolas de todos os concelhos da RAM e de duas bibliotecas municipais, abrangendo um vasto número de alunos.

Esta iniciativa procura dar visibilidade aos trabalhos que foram desenvolvidos nas diferentes áreas desde a escrita, a fotografia, o conto, a história, durante o desenvolvimento deste projecto e é uma forma de premiar aqueles que realizaram os melhores trabalhos. Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia

Na ocasião, Jorge Carvalho afirmou que as crianças e os alunos "estão mais disponíveis para a leitura", o que leva a pensar que hoje a população "lê muito mais do que lia no passado", disse o secretário regional de Educação.

O projecto 'Baú de Leitura' premiou 63 alunos, em 5 passatempos diferentes, sendo eles: 

No passatempo de 'Ler, Dizer e Contar' foram premiados 9 alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.

No passatempo 'Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura' foram premiados 4 alunos do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário.

No passatempo 'Ilustração' foram premiados 18 alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário.

No passatempo 'Escrita Criativa' na categoria da poesia e prosa, 12 alunos.

No passatempo de 'Flashes Literários' foram premiados 12 alunos do 2.º e 3.º ciclos, secundário e adultos.

A exposição estará no centro comercial La Vie, de 23 de Maio até 31 de Maio.