Madeira

Celebrado protocolo para qualificar profissionais na área do mar

None

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IPRAM), celebrou, esta tarde, um protocolo com o Instituto Profissional e Logística (IPTL) com o objectivo de certificar 16 jovens que pretendem desempenhar funções em navios.

Na ocasião, o director-geral do IPTL, Carlos Pereira, realçou que esta é uma área que o nível de empregabilidade atinge os 100%, mas que ainda assim existe alguma dificuldade em atrair jovens para o mar.

É verdade que tem havido alguma dificuldade no recrutamento de novos alunos nesta área. (…) É preciso passarmos a mensagem que o mar não é só pesca, não é só marítimo-turístico, não é só os rebocadores” Carlos Pereira, director-geral do Instituto Profissional e Logística

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do secretário regional da educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, que explicou que esta é uma oportunidade de habilitar os cidadão não só regionais, mas também os da Região Autónoma dos Açores. “É uma oportunidade de desempenho profissional porque mais do que uma formação nós estamos a falar de uma certificação que vem habilitar os nossos cidadãos, particularmente os nossos jovens, com uma formação de desempenhos específica no mar”, sendo o IPTL a primeira entidade a formar neste sentido.

O protocolo consiste, assim, em criar condições para promover na Região cursos que permitam desenvolver nos participantes as competências necessárias para o desempenho de funções associadas às diferentes categorias de um 'profissional marítimo’ que, na prática, passa a ser um indivíduo habilitado a exercer funções requeridas a bordo de um navio ou embarcação, sendo que, para tal, tem de obter qualificação através da participação de cursos de qualificação.

Existem quatro cursos disponíveis: Segurança Básica, com a duração de 72 horas; Controlo de Multidões e Segurança para Pessoal que presta assistência directa a passageiros, com a duração de 28 horas; Funções Específicas de Protecção a Bordo dos Navios, com a duração de 7 horas e Gestão de Crises e Comportamento Humano, com a duração de 33 horas.

Jorge Carvalho realça que o ‘mar’ é “uma área que está muito pujante do ponto de vista económico” e que torna-se necessário criar condições para estas formações.

Os interessados nos cursos podem inscrever-se no seguinte link ou obter mais informações junto do IPTL.

O IPTL é uma entidade formadora certificada pelo IQ, IP-RAM e que estes cursos estão devidamente certificados e homologados na área de Formação STCW (Standards of Training, Certification, and Watchkeeping for Seafarers) pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).