Madeira

Sistema de rastreabilidade de pescado da RAM no valor de 55 mil euros

Veja o vídeo captado esta manhã no Mercado dos Lavradores e aceda aos QR-Codes disponíveis nas fotografias da galeria

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O ‘Fishmetrics’, um sistema de rastreabilidade instalado em todas as lotas e posto de recepção do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.

"O sistema começa na altura da pesagem, o lote ou a caixa que está na balança é fotografada, a informação passa para um sistema electrónico que depois é traduzido num QR-CODE, que engloba toda a informação que é possível adquirir daquele lote, desde a embarcação que o capturou, grau de frescura, zona de captura, espécie. Essa informação tem a vantagem de que vai acompanhar através do ticket que é emitido na altura, todo o circuito comercial", explica Nuno Gouveia, inspector de pescas da RAM.

De acordo com Nuno Gouveia, em termos comerciais traz uma mais-valia, porque os clientes terão oportunidade de saber qual a origem do produto, privilegiando o pescado que é desembarcado nas lotas da Madeira e claro saber se está tudo de acordo com a legislação em vigor.

O sistema já está preparado, tem a informação de todas as embarcações que descarregam pescado na lota, tem informação de todas as espécies que são comercializadas na Madeira. Desde que vá à balança, esta informação é emitida." Nuno Gouveia

O pescador não tem qualquer preocupação, pois esta informação já está disponível na base de dados.

O sistema de rastreabilidade tem um investimento de 55 mil euros, com fundos comunitários.

Este programa está disponível em Português e Inglês.

Esta campanha é uma iniciativa da Direcção Regional de Pescas em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal. 

Foram distribuídas está manhã algumas placas, pela Praça do Peixe, no Mercado dos Lavradores, "nas placas para além do nome da espécie, o preço que está a ser comercializado, terá do espaço para o talão com o QR-CODE, que estará disponível", explica Nuno Gouveia.

O objectivo é levar este sistema aos restaurantes, ou seja, que o consumidor final também consiga obter este tipo de informação.