Madeira

Ronaldo tenta chegar ao topo na reta final da liga saudita

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 23 de Maio

None
Foto Instagram Al Nassr

Al Nassar ocupa o segundo lugar no campeonato, a três jornadas do fim, após vitória com golo de CR7

O Al Nassr de Cristiano Ronaldo defronta, hoje, o Al Shabab em jogo da 28.ª jornada do campeonato saudita, agendado para as 19h30.

O clube de CR7 ocupa o segundo lugar da classificativa, com 60 pontos, menos três que o líder Al Ittihad, de Nuno Espírito Santos, e mais sete que o rival desta noite, o Al Shabab, que está na terceira posição, com 53 pontos.

Ronaldo voltou aos golos com o emblema saudita ao peito, ao fim de seis jogos, ao marcar o penálti que abriu o caminho à vitória do Al Nassr contra o Al Tai (2-0).

Cristiano Ronaldo marca na vitória do Al Nassr

Equipa do madeirense cumpre missão e aproveita empate do Al-Ittihad Jeddah, líder do campeonato, na visita ao Al Hilal

O avançado soma 13 golos em 17 jogos pelo clube saudita.

(Re)veja o último:

O madeirense – que ainda sonha com o título na Arábia Saudita – realçou a importância dos três pontos conquistados e de ter sido aproveitado o deslize do Al Ittihad, que empatou (2-2), para aproximar-se do tão almejado primeiro lugar.

“Importante vitória esta noite. Mais três jogos à nossa frente! Acreditamos até ao fim”, escreveu o goleador nas redes sociais:

Entretanto, CR7 continua a mostrar-se de pontaria afinada no treino do Al Nassr, que preparar o duelo com o Al Shabab:

Faltam apenas três jornadas para saber se o internacional português conquistará ou não o primeiro título nas arábias. O Al Nassr soma nove títulos de campeão saudita, o último dos quais em 2018/19.

Ronaldo, de 38 anos, rumou ao futebol saudita – tornando-se o jogador com o salário mais alto da história do futebol (500 milhões de euros por dois anos e meio, ou seja, até Junho de 2025) – após ter rescindo contrato com os ingleses do Manchester United, que representou uma segunda vez em 2021/22 e 2022/23, após uma primeira passagem (2003/2009).

Na galeria recorde alguns dos momentos de Cristiano Ronaldo no Al Nassr:

No DESPORTO, destaque também para Marcos Freitas, que defrontará, hoje, o japonês Tomokazu Harimoto, de 19 anos, medalha de bronze em Tóquio2020, por equipas, e número quatro mundial, em Durban, na África do Sul.

Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h15 Reunião da 4.ª Comissão Permanente de Equipamento Social e Habitação:

09h30 Segundo e último dia das Jornadas Parlamentares do GP-PSD, que decorrem no Salão Nobre da Assembleia Regional da Madeira, sob o lema ‘Ambição para Portugal. Acreditar na Madeira’. A sessão de abertura contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, do presidente do PSD da Madeira, Miguel Albuquerque e do presidente do Grupo Parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento. O presidente do PSD, Luís Montenegro, fará o encerramento.

10h00 O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, vai estar presente, esta terça-feira, na Praça do Peixe no Mercado dos Lavadores, no Funchal, para a abertura de campanha de divulgação do Sistema de Rastreabilidade dos Produtos da Pesca. Trata-se do ‘Fishmetrics’, um sistema de rastreabilidade instalado nas das lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, que permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.

Sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal resultou num investimento de 51,130 mil euros

O ‘Fishmetrics’, um sistema de rastreabilidade instalado nas lotas do Funchal, Caniçal, Paul do Mar e Porto Moniz, permite rotular os diferentes lotes de pescado, associando toda a informação relacionada com a captura, num QR-CODE.

10h30 A Semana Europeia da Saúde Pública 2023 prossegue, no Centro Cultural Quinta Magnólia, com a mesa Redonda ‘Diversidade na saúde’, com intervenções de Herberto Jesus, Graça Moniz, Carlos Freitas, SESARAM e Fernando Soares. Moderação pelo jornalista Cesário Camacho.

10h05   Grupo de professores, funcionários e alunos da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal, faz actividade de agradecimento aos profissionais de saúde do hospital, na varanda virada a Sul daquele estabelecimento.

11h00 O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa esta terça-feira, na Placa Central, junto à estátua de João Gonçalves Zarco, no Funchal. A iniciativa terá como porta-voz o líder parlamentar, Rui Caetano.

12h00 As secretárias regionais da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada irão hoje visitar o Caminho do Lombo Jamboeiro. Trata-se de uma área florestal onde a ASA – Associação de Desenvolvimento de Santo António colocou no “terreno” as suas Brigadas de Limpeza, que realizam desmatações em diversas áreas, colaborando com as entidades oficiais na prevenção de incêndios, em zonas habitacionais.

14h30 Reunião da 3ª Comissão Permanente de Recursos Naturais e Ambiente:

17h00 Os deputados da CDU no Parlamento Europeu, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, realizam uma conferência de imprensa para apresentar os objectivos da jornada de trabalho, de quatro dias, na Região Autónoma da Madeira, à qual dão hoje início. A iniciativa acontece, junto Edifício do Governo Regional, na Avenida Arriaga, no Funchal.

Deputados da CDU no Parlamento Europeu começam a prestar contas aos madeirenses às 5 da manhã

Os deputados da CDU no Parlamento Europeu deslocam-se à Madeira para prestarem contas do trabalho que vêm a desenvolver, neste caso, em prol da Região. O programa da visita de Sandra Pereira e João Pimenta Lopes começa às 5 horas da manhã desta terça-feira, dia 23 de Maio, através de contactos com trabalhadores da empresa Horários do Funchal.

17h30 Assembleia Geral da Associação Protectora dos Pobres discute aquisição de dois prédios urbanos para desenvolvimento do projecto de construção de um novo edifício que capacite a associação no apoio à população em situação de sem-abrigo.

CULTURA

A obra 'Lágrimas Correndo Mundo' de Horácio Bento de Gouveia foi reeditada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, e será apresentada esta terça-feira, às 11 horas, na Casa-Museu Frederico de Freitas, no Funchal. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, marcará presença neste evento que acontece na data em que se assinalam os 40 anos do falecimento deste autor.

Reedição de romance de Horácio Bento de Gouveia apresentada esta terça-feira

A obra 'Lágrimas Correndo Mundo' de Horácio Bento de Gouveia foi reeditada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e  será apresentada esta terça-feira, 23 de Maio, pelas 11 horas, na Casa-Museu Frederico de Freitas.

Pelas 17 horas é a vez do foyer’ do Teatro Municipal Baltazar Dias receber uma homenagem póstuma a Horácio Bento de Gouveia. Trata-se de um tributo promovido pela filha do autor madeirense, Fátima Soares, e que contará com a presença de: José António Garcês, presidente da Câmara Municipal de São Vicente; Rosa Maria Santos, vereadora da Câmara Municipal de São Vicente com o pelouro da cultura; João Pestana, ex-presidente da Câmara Municipal de São Vicente e do arquitecto João da Cunha Paredes. Os convidados farão parte de um painel onde serão relidas passagens de obras de Horácio Bento de Gouveia, seguindo-se depois um momento musical a cargo de Rui Camacho.

Homenagem Póstuma a Horácio Bento de Gouveia amanhã no Baltazar Dias

O Teatro Municipal Baltazar Dias recebe no seu foyer (entrada) uma homenagem póstuma a Horácio Bento de Gouveia, evento que surge numa altura em que comemoram 40 anos do seu falecimento. O momento terá lugar amanhã, 23 de Maio, pelas 17 horas.

Ainda no que toca às letras, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, pelas 15h30, na entrega de prémios dos passatempos regionais ‘Ler, dizer e contar’, ‘Triatlo Literário/Concurso Nacional de Leitura’, ‘Ilustração’, ‘Escrita Criativa’ e ‘Flashes Literários’, realizados no âmbito do projeto Baú de Leitura, no Centro Comercial La Vie Funchal.

O Baú de Leitura é um projecto escolar da Direcção Regional de Educação, que tem como objectivo “promover hábitos de leitura e escrita junto dos alunos de todos os níveis de ensino e conta com a participação de 72 escolas de todos os concelhos da RAM e de duas bibliotecas.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 23 de Maio, Dia Mundial da Tartaruga, Dia Nacional da Segurança Infantil e Dia Internacional do Fim da Fístula Obstétrica:

1179 - O Papa Alexandre III reconhece a soberania de D. Afonso Henriques, com a bula "Manifestis Probatus".

1905 - Fundação do Museu Nacional dos Coches "Museu dos Coches Reais".

1911 - O Instituto Superior Técnico nasce do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, pelo professor Alfredo Bensaúde, e sob a tutela do ministro do Fomento, Manuela de Brito Camacho. Estabelecem-se diferentes regimes para a engenharia civil e para a militar.

1934 - Morrem os norte-americanos Bonnie Parker e Clyde Barrow, numa emboscada da polícia em Bienville Parrish, Louisiana.

1935 - Criação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

1939 - O Parlamento britânico aprova o plano para a independência da Palestina, em 1949, que será recusado por judeus e árabes.

1945 - Suicida-se Heinrich Himmler, chefe das SS, tropas assassinas de Adolf Hitler. Tinha 44 anos.

1947 - Portugal conquista o primeiro título de Campeão Mundial de hóquei em patins, no recém-inaugurado Pavilhão dos Desportos, em Lisboa.

1949 - Constituição da República Federal Alemã.

1961 - Eusébio da Silva Ferreira, o "Pantera Negra", com apenas 19 anos, faz a sua estreia com a camisola do Benfica num particular frente ao Atlético, no Estádio da Luz.

1964 - 320 mortos e mil feridos na sequência de incidentes no jogo de futebol Peru-Argentina, em Lima.

1980 - O PS aprova a constituição da Frente Republicana e Socialista, aliança com a UEDS, de Lopes Cardoso, e a ASDI, de Sousa Franco.

1981 - É criada a secção portuguesa da Amnistia Internacional.

1985 - A Medalha da Liberdade dos EUA é concedida ao cantor Frank Sinatra, ao ator James Stewart, ao cientista francês Jacques Cousteau, ao pianista de jazz Count Basie e ao piloto de ensaios Charles Yeagger.

1986 - Os ministros da Defesa da NATO dão luz verde à produção norte-americana de novas armas químicas.

1990 - O Benfica perde a 6.ª final europeia, 5.ª na Taça dos Campeões europeus.

Na final, disputada em Viena, Áustria, o clube encarnado perde com o AC Milan por 0-1.

1991 - O escritor português Vergílio Ferreira conquista, em Bruxelas, o prémio Europália 91.

1992 - O juiz italiano anti-mafia Giovanne Falcone é assassinado em Palermo, Sicília.Tinha 53 anos.

1997 - O reformador Mohammad Khatami é eleito Presidente do Irão, mas o seu mandato é marcado por tumultos e manifestações estudantis. Reeleito em 2001, Khatami passou oito anos a lutar contra a obstrução dos conservadores.

1998 - Os irlandeses aprovam, em referendo, o acordo de paz para a Irlanda do Norte.

1999 - Manoel de Oliveira é distinguido com o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes.

2001 - Morre, aos 65 anos, o antigo treinador português Joaquim Meirim, figura carismática do futebol na década de 1960.

2004 - Cinco pessoas morrem na sequência de um desabamento do tecto de um terminal do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris.

2005 - O Grande Prémio de Romance e Novela da APE é atribuído a Vasco Graça Moura pela obra "Por detrás da Magnólia".

2006 - Confrontos entre as forças armadas timorenses e ex-militares contestatários fazem três mortos e nove feridos em Becora, nos arredores de Díli.

- É inaugurada a Torre 7, o primeiro edifício reconstruído na "zona zero" de Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

2007 - Os dois principais acusados pelo assassínio do primeiro-ministro sérvio Zoran Djindjic, em 2003, são condenados em Belgrado a 40 anos de prisão.

2008 - Cerca de 3.000 pessoas, entre indígenas e activistas de movimentos ambientalistas e sociais, participam em Altamira, Oeste do Pará, num ato público contra a construção no rio Xingu da hidroelétrica de Belo Monte.

- Morre com 76 anos, o senador Jefferson Peres, referência ética do Senado brasileiro e autor do relatório que levou à demissão do presidente daquele órgão Renan Calheiros, pela alegada ligação a casos de corrupção.

2010 - A nave espacial norte-americana Atlantis solta amarras da Estação Espacial Internacional (ISS), depois de concluir a sua última missão no espaço, que lhe permiti livrar-se de mais de 12 toneladas de material, incluindo o módulo russo Rassvet, sobre o oceano Índico a sudeste da Austrália.

2011 - O cadáver do antigo Presidente do Chile, Salvador Allende, é exumado, no âmbito de um inquérito judiciário para averiguar se foi assassinado ou se suicidou no dia do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973.

2012 - Morre, aos 104 anos, Fernando Batalha, arquiteto responsável pelo inventário do património arquitetónico de Angola após a independência.

2013 - Georges Moustaki, cantor francês de origem grega e um dos reconhecidos nomes da "chanson française", morre aos 79 anos.

2016 - O candidato ecologista Alexander Van der Bellen vence a segunda volta das eleições Presidenciais na Áustria, derrotando Norbert Hofer.

2017 - Morre, aos 89 anos, Roger Moore, ator britânico intérprete de papéis como James Bond e O Santo.

- Morre, aos 84 anos, em Barcelona, Manuel de Seabra, escritor e tradutor.

2019 - Morre, aos 74 anos, Joaquim Torres, ex-futebolista e guarda-redes campeão nacional pelo FC Porto na época 1978/79.

2020 - Morre, aos 81 anos, Maria Velho da Costa, escritora portuguesa, uma das "três Marias", Prémio Camões em 2002. Exerceu funções de adjunta do secretário de Estado da Cultura do Governo da Maria de Lurdes Pintassilgo em 1979.

2021 - Catarina Martins é reconduzida como coordenadora do Bloco de Esquerda ao conseguir 54 dos 80 lugares da Mesa Nacional, uma perda de 16 mandatos em relação a 2018, enquanto os críticos conseguem 17 lugares.

- Morre, aos 92 anos, Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro, Prémio Pritzker em 2006, Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitetura de Veneza. Em Portugal, assinou duas das poucas obras que fez fora do Brasil: o Museu dos Coches e a Casa do Quelhas, em Lisboa.

2022 - Portugal é o primeiro país a sequenciar o genoma do vírus Monkeypox, parente do vírus que causa a varíola e na origem de um recente surto que afeta vários países onde a infeção não é endémica.

- A Ucrânia condena soldado russo a prisão perpétua por ter matado um civil ucraniano desarmado, no primeiro julgamento de crimes de guerra relacionado com o conflito. Após recurso, a pena é reduzida para 15 anos.

PENSAMENTO DO DIA

Uma criança educada apenas na escola é uma criança sem educação Jorge Sanataya (1863-1952), poeta e filósofo espanhol

Este é o centésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 222 dias para o termo de 2023.