Madeira

JSD enaltece "património museológico existente na Região"

None

Na última quinta-feira, data em que se comemorou o Dia Internacional dos Museus, os jovens social-democratas, através da sua estrutura da freguesia de São Pedro, visitaram a Casa-Museu Frederico de Freitas. Segundo a ‘Jota’, através de uma nota de imprensa, a iniciativa procurou “enaltecer o património museológico existente na Região, incentivar o envolvimento dos mais jovens na área da cultura e sensibilizar os mesmos para a valorização deste tipo de actividades”.

Na sequência do assinalar desta data, os jovens laranjas enaltecem o papel de relevo que a cultura deve ocupar no que concerne à educação. “Entendemos a cultura como uma forma de educação e o contacto dos mais novos com espaços que contam partes da nossa história colectiva é fundamental para a preservação destes espólios e destas memórias”, vinca a JSD na mesma nota.

Na Casa-Museu Frederico de Freitas, situada na Calçada de Santa Clara, os social-democratas visitaram a colecção de azulejos, “uma herança cultural singular que, através das suas exposições, proporciona uma viagem pelo mundo”. “A transformação adaptada da ‘Casa da Calçada’ em museu permite perpetuar o legado de Frederico de Freitas e valorizar as coleções que este deixou à Região”, acrescenta a juventude do PSD.

“Num mundo cada vez mais globalizado, são as diferenças e particularidades de cada local que criam notoriedade”, menciona a JSD, destacando ainda que “a preservação do património cultural é uma fonte única e valiosa para impulsionar o turismo e para desenvolver economias locais."

“Felizmente, a nossa cidade tem uma oferta ampla na área da cultura nas suas diferentes freguesias mas, em particular, São Pedro é o coração cultural do Funchal. Falar em São Pedro é falar em museus e é falar em cultura, é essa a identidade da freguesia”, concluem os jovens social-democratas, justificando a escolha de São Pedro para a comemoração desta data.