Desporto

Marcos Freitas entra a vencer no Mundial

Foto ITTF/WTT
Foto ITTF/WTT

Olímpico madeirense estreou-se com uma vitória diante do húngaro Adam Szudi por 4-0.

O olímpico madeirense Marcos Freitas estreou-se hoje da melhor forma no Campeonato do Mundo Individual de ténis de mesa que se está a realizar em Durban, na África do Sul, conseguindo o apuramento para a ronda dos 64 na prova de singulares.

Na primeira ronda o actual n.º 60 do ranking mundial veio a medir forças com o húngaro Adam Szudi (n.º 163 do Mundo) tendo vencido por uns claros 4-0. Ao longo dos quatro sets, o jogador madeirense dominou sempre a marcha do marcador, à excepção feita no derradeiro parcial onde o seu adversário ainda esteve na frente, mas nos derradeiros pontos acabou por ceder. Numa partida que teve a duração de cerca de 40 minutos os parciais dos vários sets foram de 11-4, 11-5, 11-8 e 12-10.

Na segunda ronda Marcos Freitas irá medir forças com o vencedor do jogo entre Chew Zhe Yu Clarence, de Singapura (n. 165) e o japonês, n.º 4 do ranking mundial, Tomokazu Harimoto.

De referir que no dia de ontem Tiago Apolónia garantiu o apuramento para a ronda de 64 de singulares. O actual 59.º classificado do ranking mundial venceu o indiano Harmeet Desai (136) por 4-1, com os parciais de 11-13, 11-6, 11-4, 11-9, 15-13, e na próxima eliminatória vai defrontar o esloveno Darko Jorgic (13.º do mundo).

Já  Shao Jieni e João Monteiro não foram felizes na estreia do Mundial tendo sido eliminados, ontem na prova de singulares, o mesmo acontecendo com a dupla formada por João Geraldo e Tiago Apolónia.

João Monteiro (139) foi afastado pelo dinamarquês Anders Lind (173), com quem perdeu por 2-4, enquanto Shao Jieni (46) não conseguiu ultrapassar a sul-coreana Lee Zion (49), tendo perdido por 4-0.

Na competição de pares masculinos, João Geraldo/Tiago Apolónia (ranking combinado de pares 499), perderam por 2-3 com os polacos Maciej Kubik / Samuel Kulczycki (178).

Fu Yu estreia-se também hoje

Este domingo, Portugal vai estar representado nas provas de singulares masculinos e femininos, pares femininos e pares mistos.

Em singulares masculinos, João Geraldo (46.º do ranking) defronta o inglês Liam Pitchford (23) enquanto no sector feminino, Fu Yu (30) tem como adversária a mexicana Clio Barcenas (180). 

Em pares femininos, Jieni Shao/Fu Yu (236) defendem a continuidade na prova frente ao par de Singapura constituído por Goi Rui Xua/Wong Xin Ru (122).

João Geraldo e Shao Jieni (1055) participam na prova de pares mistos e têm como adversários na ronda de 64 os mexicanos Marcos Madrid e Yadira Silva (538).