Madeira

'Guardiões da Serra' reúnem-se no Estádio dos Juncos em clima de festa

None

A sétima edição do Encontro Regional de Pedestrianismo, realizou-se hoje, em clima de festa e boa disposição, no Estádio dos Juncos. Uma autêntica confraternização dos “guardiões da serra”, como apelidou o pioneiro deste encontro, Rui Nelson.

A vereadora da Juventude e Desporto, Joana dos Santos, agradeceu a todos pela participação e dedicação, até porque isto é muito mais que um encontro de amantes da natureza, é também uma partilha de vivências, costumes e cultura. Referiu ainda, que podem sempre contar com o apoio do município neste grande evento que para além de promover a “Capital da Laurissilva”, dinamiza a economia local.

Esta sétima edição trouxe algumas surpresas, como a atribuição de um galardão, 'Podoa Dourada', por parte da Associação Retoiça, a uma instituição que tem concretizado um excelente trabalho em prol do pedestrianismo, a Junta de Freguesia da Boaventura, representada na pessoa do seu presidente, Joaquim dos Santos, que ao longo dos anos tem desempenhado um trabalho fulcral quer na manutenção como abertura de novas veredas e caminhos. Foi, também, novidade a instauração de uma data fixa para o Encontro, ou seja, a partir de agora, o Encontro Regional de Pedestrianismo realizar-se-á no 3.º fim de semana de maio, assim sendo, a oitava edição está agendada para o dia 17 de Maio de 2024.

O Encontro Regional de Pedestrianismo trata-se da reunião de grupos / clubes /associações que definem o seu trajevto livremente culminando sempre no local previamente estipulado para o encontro propriamente dito. Chegados ao referido local, há lugar a um grande convívio/confraternização entre os pedestrianistas presentes complementado com um almoço (macarronada). 

Este evento assume-se como um forte contributo para valorização, camaradagem e confraternização daqueles que, não estando muito longe da verdade, são tidos como autênticos guardiões daquilo que nos diferencia e nos identifica, o nosso património cultural.