Madeira

Trail esbate sazonalidade do Porto Santo este fim-de-semana

Prova de trail-running leva cerca de 1.000 pessoas à Ilha Dourada

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Fique a conhecer os destaques da agenda deste sábado, onde se incluem diversas iniciativas.

Atendendo a que ainda há três semanas decorreu o MIUT - prova rainha do trail-running na Madeira - um total de 453 atletas ainda apresentam ter força nas pernas para aceitar o desafio de participar na 13.ª edição do Porto Santo Nature Trail, prova que arranca este sábado na Ilha Dourada.

A grande maioria dos participantes é madeirense, excepto aqueles que “neste momento procuraram uma das meias-maratonas mais interessantes a nível nacional, no Douro Vinhateiro”, conforme elucida o presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM), Egídio Olim, considerando que o número de inscritos “está dentro” das suas “melhores expectativas”.

Estes cerca de 500 atletas viajaram até ao Porto Santo na companhia de familiares, pelo que ao todo a Associação tem ideia de terem sido vendidas “umas 1.000 passagens” à conta da prova.

Quase todos vão acompanhados com familiares, e há muitas crianças, portanto, indiscutivelmente isto é uma grande oportunidade e é sem dúvida uma grande manifestação também para a economia do Porto Santo que, como todos sabemos, é sazonal, e que com iniciativas destas só tem a lucrar com isso. Egídio Olim

Mas a prova não se faz apenas com a prata da casa. Há um grupo de atletas estrangeiros que "deve chegar às duas dezenas, entre espanhóis e ingleses e, dentro do leque dos espanhóis", destaca-se uma atleta "muito conceituada a nível mundial".

Chama-se Aroa Sio, "uma das melhores atletas mundiais em provas de longa distância" - ainda há bem pouco tempo fez os 100 quilómetros do Colorado - e no entender do dirigente que lidera a AARAM "vai ser uma surpresa agradável esta espanhola".

Tem sido uma grande porta que se abriu para muitas das belezas naturais do Porto Santo que estavam escondidas e, ao mesmo tempo, dá a conhecer outras belezas, porque o Porto Santo não é só a praia. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho que tem sido feito e especialmente com a receptividade da maior parte dos atletas, pois agora já se vê a procura por esta prova no Porto Santo. Egídio Olim

A este propósito, Egídio Olim destaca a limpeza de muitos dos trilhos onde os atletas vão passar, também para criar condições para que a prova depois corra "na maior das seguranças e também para que os atletas não se percam pelos trilhos e caminhos por onde vão passar" com a colocação da devida sinalização.

O evento de trail running integra três provas pontuáveis para o ranking do Circuito Trail Madeira 2022/23: a Porto Santo Nature Trail (46,20 km), o Trail do Porto Santo (24,80 km) e o Mini Trail do Porto Santo (8 km). 

O Porto Santo Nature Trail parte para a estrada este sábado, às 8 horas, enquanto que o Trail do Porto Santo tem início às 10 horas e o Mini Trail do Porto Santo às 11 horas. No domingo decorrerá o Kids Trail do Porto Santo, prova para infantis e iniciados, que terá partida às 11 horas.

O que marca a agenda deste sábado

Desporto

8h50 - Rampa Regional CASSIANO'S CAR em Machico, prova organizada pelo Clube Automobilístico '100 à Hora' que percorre um traçado de 4 quilómetros e 250 metros, na Estrada Regional 224, entre a Água de Pena e o Santo da Serra;

Rampa Cassiano's Car com lista de 24 inscritos

Um total de 24 equipas estão inscritas na Rampa Cassiano's Car, prova pontuável para o Troféu Regional de Rampas AMAK 2023, que se realiza no próximo sábado.

16h00 - Jogo entre o Aura e Marítimo referente ao Campeonato de Veteranos (+35) anos no Campo do Canicense;

17h00 - CS Madeira - Alavarium do Campeonato Nacional da I Divisão de andebol feminino no Pavilhão da Bartolomeu Perestrrelo.

Política

A Iniciativa Liberal inicia as suas Rotas Liberais com a visita do líder nacional do partido, Rui Rocha, à Madeira. Começa no Mercado dos Lavradores (9h30), dá um passeio pela baixa do Funchal, vai entretanto almoçar e depois visita o Madeira Classical Car Revival (15h30);

Rui Rocha visita a Madeira este fim-de-semana

O líder da Iniciativa Liberal vem à Região para se reunir com as estruturas locais e se encontrar com os madeirenses.

Também o PSD-Madeira reúne o seu Conselho Regional na Ribeira Brava com a presença de Miguel Albuquerque. As declarações à comunicação social estão agendadas para as 11 horas;

Mais tarde, pelas 12h30, a CDU desenvolve uma iniciativa política e vai ao encontro de activistas e apoiantes do partido com o lema 'É possível viver melhor na nossa terra!'. Será nas instalações do INATEL no Santo da Serra;

Já o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas prossegue a sua visita de três dias à Região e conta passar hoje, pelas 10 horas, na sede da Associação Presença Feminina, localizada no Complexo Habitacional de Santo Amaro. Paulo Cafôfo vai de seguida almoçar com Carina Alves, deputada em Jersey, e mais tarde, pelas 16 horas, irá reunir-se com a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, fechando este seu périplo no Festival Aqui_Acolá.

Outras iniciativas

9h00 - Comemoração do Dia da Marinha que inclui eventos náuticos com a realização de um 'Open Day' em parceria com o Clube Naval do Funchal no Cais de São Lázaro e uma regata em canoagem de mar com partida no Paul do Mar e chegada na praia da Calheta, seguindo-se a cerimónia de entrega de Troféus;

10h00 - 10.ª Edição do Madeira Classic Car Revival. Abertura oficial na Praça do Povo com a presença de Eduardo Jesus. Meia-hora depois segue-se a avaliação das viaturas finalistas aos concursos. Durante a tarde dar-se-á a cerimónia de entrega de prémios e homenagens antecedida de desfile de viaturas seleccionadas: 'Best of Show', 'Originalidade' e 'Elegância';

11h00 - Workshop - City Sessions do MADEIRADiG’23 na Igreja Presbiteriana de St. Andrews;

14h00 - Encontro de famílias no âmbito do Projeto'EnvelheSER' na Casa de Saúde Câmara Pestana;

15h00 - Prossegue a Festa da Diversidade Cultural no Centro Cívico de São Martinho;

16h30 - Lançamento do livro José Varella e a Crónica Satírica dos 'Desmandos do Poder' no Centro John dos Passos;

18h00 - A Orquestra Clássica da Madeira apresenta o concerto 'The Jacob's Dream' em estreia europeia no Centro de Congressos da Madeira;

19h00 - Filmagens para o documentário 'O Visconde Indomável' que retrata a vida e obra do Visconde Francisco Correia de Herédia no adro da igreja da Ribeira Brava;

Filmagens para 'O Visconde Indomável' vão animar a Ribeira Brava

As filmagens para o documentário 'O Visconde Indomável' vão começar a ser 'rodadas' este fim-de-semana na Ribeira Brava.

21h00 - Apresentação da nova colecção Primavera/Verão 'Skyline' do estilista João Pedro no Ilhéu de Câmara de Lobos.

O que já aconteceu neste dia?

1277 - Morre, com 62 anos, Pedro Hispano, português, eleito Papa com o nome de João XXI.

1498 - Vasco da Gama chega a Calecute, no final da viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.

1506 - O navegador Cristóvão Colombo morre em Espanha.

1873 - É registada a patente das calças de ganga, como hoje as conhecemos, por Jacob Levi Strauss.

1898 - Inauguração do Aquário Vasco da Gama, integrada nas comemorações do IV Centenário da Descoberta do caminho marítimo para a Índia.

1911 - É eleita a Assembleia Nacional Constituinte da I República Portuguesa, por sufrágio directo.

1927 - O aviador norte-americano Charles Lindbergh inicia o voo sobre o Oceano Atlântico.

1927 - Através do Tratado de Jeda, o Reino Unido reconhece a independência da Arábia Saudita.

1974 - Américo Thomaz e Marcello Caetano partem para o exílio no Brasil.

1986 - Em Lisboa e Pequim, é anunciado o início das conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau. A primeira ronda de negociações tem início a 30 de Junho.

1987 - Otelo Saraiva de Carvalho é condenado, pelo Tribunal de Monsanto, a 15 de anos de prisão, por crime de organização terrorista.

1988 - É inaugurada a primeira base de dados pública em Portugal na Biblioteca Nacional.

1989 - O Tribunal de Madrid condena 13 réus e absolve 25 acusados no processo do óleo de colza, na origem da morte de 700 pessoas, em 1981.

1999 - João Garcia, o português que atingiu o cume do Evereste, sofre queimaduras graves durante a descida. O companheiro de aventura, o belga Pascal Debrouwer, morre.

2002 - É proclamada a independência da República de Timor-Leste.

2003 - O embaixador Jorge Ritto é detido para interrogatório, no âmbito do processo Casa Pia.

2007 - José Ramos Horta toma posse como presidente da República de Timor-Leste, antes de participar nas comemorações oficiais do Dia da Independência.

2008 - A polícia francesa em colaboração com a Guarda Civil espanhola detém quatro alegados membros da organização terrorista ETA, numa operação decorrida em Bordéus. Francisco Javier López Peña, um dos quatro detidos é considerado em Madrid o "número um" da organização terrorista basca.

2009 - O Presidente da República, Cavaco Silva, veta pela segunda vez a lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, depois de ter devolvido o diploma ao Parlamento.

2011 - O conselho de administração do FMI aprova o acordo de ajuda externa a Portugal, no âmbito do seu instrumento de financiamento alargado.

2012 - Morre Robin Gibb, cantor do grupo britânico Bee Gees, aos 62 anos.

2013 - Um gigantesco tornado de três quilómetros de diâmetro atinge a cidade norte-americana de Oklahoma, arrasando casas e escolas à sua passagem e provocado dezenas de mortos e centenas de feridos.