Desporto

Académico do Funchal sobe à Divisão de Honra

Foto Académico do Funchal
Foto Académico do Funchal

Vitória no reduto do Sassoeiros por 36-20 permitiu aos madeirenses festejarem a subida à nova competição de andebol masculino em 2023/2024.

O Académico Clube Desportivo do Funchal garantiu esta tarde a tão desejada subida à Divisão de Honra de andebol masculino em 2023/2024.

O feito foi alcançado, fora de portas, e na 26.ª e derradeira jornada da zona 3 do Campeonato Nacional da II Divisão. À entrada para a última ronda da competição os academistas precisam de vencer para garantir um dos três primeiros lugares da classificação, que garantiam o passaporte para a subida à Divisão de Honra.

A equipa orientada por Rui Quintas foi ao reduto do Sassoeiros vencer com toda a justiça por 36-20 e depois de já ter ido para o intervalo em vantagem no marcador, desta feita por 19-12.

Com este resultado os madeirenses terminaram a prova no terceiro lugar com 63 pontos, menos um que o Benfica B que foi segundo, enquanto o Boa hora venceu a zona 3, com um total de 71 pontos.

A nova Divisão de Honra

No que concerne à nova competição que arranca na  próxima temporada (2023/2024) irá posicionar entre o Campeonato Andebol da I Divisão e a II Divisão, tendo como designação Divisão de Honra.

Esta nova competição  será disputada numa série única com 12 equipas. O campeonato irá contar com as duas equipas despromovidas directamente do Nacional da I Divisão, duas equipas derrotadas da Liguilha, terceiro classificado do play-off de campeão da II Divisão, segundo e terceiro classificado de cada zona da II Divisão (total de seis equipas) e o melhor quarto classificado da II Divisão.

"Conseguimos! Conseguimos o nosso objectivo, subir para a divisão de honra! É um orgulho alevar o Académico.

Pelo académico, tudo! E sem o vosso apoio não conseguíamos, OBRIGADO!", mensagem deixada pelo clube na sua página de facebook.