Madeira

São Tomé e Príncipe quer estreitar laços com a Madeira e seguir exemplo na habitação

None

O presidente do Conselho de Administração do Instituto de Habitação e Imobiliária (IHI) de São Tomé e Príncipe assumiu que precisa encetar contactos externos para ter um melhor sector de habitação no seu país. No encontro tido com o presidente do Conselho de Administração da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, ontem, afirmou querer estreitar laços com a Região e seguir o seu exemplo.

José Rita, que se encontra de visita à Região para se inteirar do trabalho e das políticas habitacionais implementadas nesta área, ficou a conhecer os programas e as medidas de apoio habitacional actualmente em vigor na Madeira, bem como os empreendimentos habitacionais que estão a ser construídos a custos controlados, no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência. Neste âmbito, a Madeira e o Porto Santo vão contar com mais 800 novos fogos até 2026, "realçando o especial enfoque que está a ser dado pelo Executivo madeirense no apoio aos casais jovens, em início de carreira profissional".

Ciente da importância da criação de novos parques habitacionais em São Tomé e Príncipe, uma lacuna que, admitiu, precisa de ser urgentemente colmatada tendo em conta a necessidade, cada vez mais premente, de dotar a população local de melhores condições habitacionais.

O responsável são-tomense, acompanhado pelo Conselho de Administração da IHM, teve ainda a oportunidade de visitar alguns bairros sociais no concelho do Funchal e assistir a um evento de cariz social, ficando a conhecer uma vertente nem sempre tão visível, do trabalho levado a cabo por esta Entidade Pública, que é o da inclusão social e educação para a cidadania.