Desporto

Faz hoje 46 anos que o Marítimo subiu à I Divisão

Foi um dos maiores feitos do desporto madeirense, a contrastar com a luta insana que hoje os verde-rubros travam para se manterem na I Liga

None

Faz hoje 46 anos que o Marítimo concretizou um dos feitos do futebol e do desporto: a histórica subida à I Divisão do futebol português.

Este feito aconteceu a 15 de Maio de 1977 e foi, na altura, o culminar de uma longa caminhada, iniciada quatro anos no campo, com a entrada da equipa verde-rubra no Campeonato Nacional da II Divisão, ainda antes da aurora de Abril, mais alguns anos antes nos bastidores, para que lhe fosse reconhecido o direito de participar, em igualdade de circunstâncias, com os seus pares continentais.

Nesse dia, 15 de Maio de 1977, o Marítimo recebeu, no antigo Estádio dos Barreiros, hoje Estádio do Marítimo, a formação do Olhanense. A vitória consagraria o clube verde-rubro na I Divisão Nacional. O estádio estava sobrelotado, calculando-se que cerca de 25 mil pessoas tivessem estado na festa. Pessoas ávidas da consagração que se estenderam até aos limites do relvado, que se dependuraram nas árvores que então existiam no antigo peão (hoje bancada nascente), nos postes de iluminação, enfim, um pouco por todos os espaços que ainda permitiam a presença de pessoas. E foram muitos os que foram obrigados a ficar fora do estádio.

O Marítimo venceu então o Olhanense por 4-0. A subida foi concretizada. O Governo Regional de então decretou feriado regional na segunda-feira seguinte. No Funchal viveram-se momentos indescritíveis de alegria e emoção. Um dia que ficou para a historia da colectividade e do desporto regional.

46 anos depois deste feito, o Marítimo vive o perigo de descer à II Liga, naquela que tem sido uma das maiores crises desportivas que o clube conheceu ao longo das últimas décadas.