Mundo

Sete militares condenados por homicídio de adolescente na Venezuela

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Sete militares venezuelanos foram condenados a penas de prisão entre 23 e 25 anos pelo homicídio de um adolescente na localidade venezuelana de Miranda (Distrito Capital), anunciou o Ministério Público da Venezuela (MP).

"Tendo em conta as provas irrefutáveis apresentadas pelo Ministério Público, sete ex-funcionários da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) foram condenados a penas de prisão entre 23 e 25 anos pelo assassínio de um jovem de 16 anos", explica o MP em comunicado.

Segundo o MP, o homicídio ocorreu em novembro de 2016 e a mãe da vítima denunciou que "os oficiais castrenses do Batalhão Caribe Pedro Zaraza, entraram na casa da vítima, levando-a detida a uma base militar".

"Posteriormente, os envolvidos informaram a progenitora que o filho tinha sido levado para o Hospital de Caucágua, após apresentar convulsões e um quadro de epilepsia. Uma vez no lugar a mulher foi notificada pelos médicos que o filho chegou sem sinais vitais", explica o MP.

Os militares, Miguel Francisco Rodríguez Rodríguez (38 anos), Ender Alexander Flores Fajardo (36), Yorgenis José Monsalve Rubio (33), Rafael David Achique Medina (33), Jonael José Gil Bello (29) Álvaro José Torres Tonito (34) e Jefferson Jonathan Florián Flores (25)  foram acusados de homicídio doloso qualificado por motivo fútil em grau de cumplicidade e como coautores no crime de tratamento cruel.

Cinco dos militares foram ainda acusados como coautores dos crimes de violação de domicílio e privação ilegítima de liberdade.